A revitalização da sede do Sintrafar

Márcio Ferrari, presidente do Sindicado dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha, Sintrafar, fala da
revitalização da sede, que ganha reinauguração no dia nove de agosto, junto à cerimônia de posse da diretoria reeleita

Se existe um sindicato atuante e ativo em nossa cidade, ele é o Sintrafar, o Sindicado dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha, que novamente ganha o comando na presidência de Márcio Ferrari – eleito em chapa única aprovada com 97% dos votos. 

A cerimônia de posse acontece no dia nove de agosto, às 15h30, na própria sede do sindicato que está de cara nova com a revitalização pela qual passou, e ainda está passando. “As reformas eram necessárias no prédio de quase cinco décadas. Colocamos bancos na frente, deixamos a entrada com livre circulação para cadeirantes, demos um ar mais moderno e isso tem agradado às pessoas”, comenta Ferrari. 

Cara nova para a entidade que enfrenta grandes desafios, como o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. “Este acordo é bom para o agronegócio da soja, cana de açúcar, álcool, carnes. Mas para o leite, a uva e o vinho é péssimo porque nos obriga a competir com subsídios. A União Europeia subsidia a agricultura com um bilhão e 100 milhões de euros por ano, o que gera uma competição muito desleal para nós! Não vamos ter como sobreviver”, analisa o presidente do Sintrafar.

Segundo ele, a única saída para a situação é o auxílio do governo federal. “Estamos aguardando o cumprimento dos fundos para a vitivinicultura, mas não temos certeza dos resultados”, conta, ainda mencionando a vitória dos agricultores familiares pela manutenção da aposentadoria aos 55 e 60 anos com todos os direitos, depois da aprovação da reforma da Previdência. 

Até 2023, período da gestão de Ferrari à frente do Sintrafar, muitos desafios virão, como a implantação da Nota Fiscal eletrônica, em janeiro, que encontrará o agricultor ainda sem infraestrutura de Internet, por exemplo. Espera-se que os constantes envolvimentos do sindicato em questões importantes para a classe continuem sendo aliados nas soluções.