O Farroupilha
  1. Home
  2. Notícias

Por: Claudia Iembo

Amplisound Centro Auditivo é aliada contra o Zumbido

Amplisound Centro Auditivo é aliada contra o Zumbido
(Foto: Reprodução O Farroupilha)

As cores estão em tudo. Nos meses também. Novembro é azul pelo combate ao câncer de próstata, mas também é laranja por causa da Campanha Nacional de alerta ao Zumbido, criada em 2006 pela professora Dra. Tanit Ganz Sanchez.

Em Farroupilha, a Amplisound Centro Auditivo, que oferece uma estrutura completa em serviços como Audiometria tonal e vocal, Imitanciometria e seleção e adaptação de aparelhos auditivos, é aliada no combate a este mal que acomete milhões de brasileiros.

Afinal, o que é zumbido? É a sensação de ouvir um som nos ouvidos quando não há nenhum ruído externo no ambiente. Como a própria médica criadora da campanha define, este som pode se parecer com um apito, chiado, cachoeira, cigarra, etc. e alguns o escutam somente no silêncio – ou quando prestam atenção em seus ouvidos – enquanto outros o ouvem o dia todo.

A fonoaudióloga da Amplisound, Andresa Argenta Andrade, explica mais. “Zumbido é um sintoma e é preciso investigar de onde ele vem, ou seja, achar a causa, que é diferente para cada pessoa. Ele pode aparecer do abuso de cafeína, de doces e alimentos gordurosos. Outras causas comuns são a exposição a sons altos, perda auditiva, otites, labirintites, envelhecimento, diabetes, pressão alta, doenças do coração, da tireoide. Problemas emocionais também podem causar zumbido. 

Portanto, uma única pessoa pode ter mais de uma causa para o zumbido”, explica Andresa.

Ela ressalta que na Amplisound existe uma gama de aparelhos auditivos, desde a linha básica até a mais repleta de recursos, todos beneficiados pela tecnologia e geradores de som que, em frequências corretas, caracterizam o tratamento para o zumbido, mascarando-o e tornando-o menos perceptível.

Os estudos mostram que é importante tratar o zumbido porque ele pode interferir no sono e na concentração, deixando a pessoa mais ansiosa, irritada ou deprimida. É um engano associar o zumbido somente às pessoas que apresentam perda de audição, assim é fundamental descobrir sua causa.

Zumbido tem tratamento. Se você o escuta, procure a Amplisound, que vai saber auxiliá-lo, afinal, uma boa audição é tão importante quanto ver as cores da vida.

Amplisound: Rua Pinheiro Machado, 20, sala 33. 
Fone: 3011-0297.