Aumenta o número de denúncias de violência doméstica

A Coordenadoria Municipal da Mulher, representada por Fernanda Camargo da Silva apresentou esta semana na Câmara de Vereadores, o Projeto

A Coordenadoria Municipal da Mulher, representada por Fernanda Camargo da Silva apresentou esta semana na Câmara de Vereadores, o Projeto Rede Voluntária que acolhe mulheres vítimas de agressão e desenvolve um trabalho de psicoterapia.

Comparando o 1º semestre dos anos de 2018 e 2019, houve um aumento de 38% nas denúncias registradas da Delegacia referente a violência doméstica. Esse número acompanha o nível nacional, mas segundo a coordenadora, está relacionado ao serviço de atendimento prestado nestes casos, pois garante mais segurança a vítima durante o trâmite judicial, diminuindo o medo da mulher de sofrer represálias.

A promotora Claudia Formolo Hendler entende que o serviço apresentado em Farroupilha está rompendo o ciclo da violência, uma vez que diminuiu-se a reincidência de violência contra as mesmass vítimas. A Rede Voluntária em dois anos já atendeu mais de 140 mulheres. Atualmente com cinco psicólogas, e uma master coach, o trabalho aplica-se na prevenção com palestras em empresas e em consultas individuais das vítimas.

Desde 2017, a Câmara de Vereadores, juntamente com a OAB/RS de Farroupilha e Coordenadoria da Mulher, buscam implantar um posto de atendimento especializado a vítimas de violência doméstica. A intenção do Estado é implantá-lo após a mudança da sede da Delegacia de Polícia, prevista ainda para esse ano.