O Farroupilha
  1. Home
  2. Notícias
Por: Jorge Bruxel

Condomínio Industrial Sustentável GreenTec abre espaço para novos empreendimentos

Condomínio Industrial Sustentável GreenTec  abre espaço para novos empreendimentos
Estrutura do GreenTec foi apresentado ao secretário Ruy Irigaray (Foto: Divulgação)

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, recebeu segunda-feira (03) representantes do Condomínio Industrial Sustentável GreenTec, de Farroupilha. Eles apresentaram ao representante do governo do Estado a estrutura disponível para novos empreendimentos e pediram apoio do executivo para atrair investidores. O condomínio tem uma área de 70 hectares e fica localizado entre os municípios de Farroupilha e Caxias do Sul.

Ao todo, são 132 lotes, de 2,5 a 20 mil m², com toda a infraestrutura necessária para a instalação de indústrias de pequeno e médio impacto ambiental. Segundo o arquiteto Rodrigo Postiglione, 100 lotes ainda estão disponíveis para interessados em se instalar na região. Ele também afirmou que o Condomínio já está aprovado para a atividade industrial e o licenciamento ambiental já foi concluído, o que diminuiu a burocracia dos empreendimentos.

Já o consultor Francisco Spiandorello, afirmou que o GreenTec também inclui o Parque Tecnológico Multissetorial do Nordeste Gaúcho, que possui parcerias com o setor produtivo, o poder público e a Universidade de Caxias do Sul – UCS. Ele destacou as pesquisas da universidade para a produção e uso do grafeno, um produto derivado do carbono considerado um dos materiais mais leves, resistentes e finos, utilizado por empresas de tecnologia avançada. “A presença da UCS, com a produção de grafeno dentro do GreenTec, é um atrativo a mais para as indústrias que pretendem se instalar no local”, disse ele.

O secretário Irigaray afirmou que o estado será parceiro do empreendimento e estará presente em Farroupilha. Também participaram da reunião a consultora do GreenTec e pesquisadora na área de inovação, Margarete Arbugeri, a diretora da Sala do Investidor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SEDETUR, Marília Félix, e o diretor do Departamento de Ações e Programas Especiais, Lucídio Ávila.