Cuidados redobrados com seu Pet no inverno

A queda das temperaturas e o ar mais seco deixam os animais vulneráveis às infecções, resfriados e gripes

Independente do porte do seu animal de estimação, o inverno pede cuidados específicos para que ele não sofra com os efeitos do frio e do ar seco, já que as mucosas vão ressecar e a filtragem de impurezas presentes no ar vai ficar comprometida. 

Os filhotes e os animais idosos são mais suscetíveis às mudanças de tempo e temperaturas e o vilão da gripe é o vírus influenza A que, dependendo da espécie, pode associar-se com bactérias dos tipos Bordetella Bronchiseptica, Clamydofila Felis e Mycoplasma sp, agravando ainda mais o quadro. 

Os sintomas da gripe em cachorros e gatos são parecidos com os da gripe em humanos: os animais espirram, tossem, podem ter corrimento nasal e demostram cansaço, apatia. Muitos perdem o apetite. 

É uma doença contagiosa e, se não tratada adequadamente, pode evoluir para quadros mais graves. “Na maioria dos casos o tratamento é de anti-inflamatórios e analgésicos. Se o animal tem secreção, administramos também mucolítico. Vale a pena estimular a ingestão de água. Pode ser água de coco se o pet gostar”, orienta a médica Larissa Seibt, do Centro Veterinário Seres do Grupo Petz. 

“É preocupante quando o pet apresenta febre e não segue o tratamento adequadamente, porque o quadro pode evoluir para pneumonia, por exemplo. Quando estão com febre, os cães ficam bastante apáticos, rejeitam comida e os olhos podem lacrimejar.

Já nos gatinhos a febre pode ser percebida pelo ritmo da respiração. Os febris respiram mais rápido. “Se suspeitar que o pet está com febre, procure um veterinário o mais rápido possível para que a temperatura seja checada com termômetro e ele possa receber o tratamento adequado o quanto antes”, recomenda Dra. Larissa. 

O pet doente pode espalhar a gripe quando lambe, late, tosse, espirra ou pelos objetos que tem contato e acaba contaminando, como as tigelinhas de água e comida.

Humano pega gripe de pet, ou vice-versa? Dificilmente.  São raros os casos relatados. Na grande maioria, nem o tutor passa gripe para o pet e nem o pet transmite a doença para o tutor.

 

Gripe 
Se seu pet estiver vacinado, o risco de ficar gripado é menor. As vacinas ajudam a fortalecer o sistema imunológico e algumas delas são administradas em gotinhas no nariz. Caso ele vá ficar em algum hotel nos próximos dias ou meses ou costuma passear em lugares muito frequentados por outros animais, avalie com o veterinário a necessidade de reforçar a vacina. Em lugares cheios, o risco de pegar a doença é maior. 

 

Frio 
Tem animal que não gosta de roupas. Mas se o seu pet curte um look diferente, use casaquinhos e sapatos para protegê-lo do frio. “Os pets podem usar roupas, porém é preciso ter cuidado com o material da confecção. Roupinhas de materiais sintéticos podem provocar alergias, por exemplo, diferentemente das confeccionadas em algodão. Podemos forrar as caminhas e cobrir os pets para eles ficarem mais quentinhos, mas sempre evitando os materiais que possam provocar irritação de pele e alergias”, diz Larissa Seibt. 

 

Noites 
Quando a temperatura está muito baixa, pondere levar seu pet para dentro de casa. Caso contrário, no quintal ou na varanda reforce a proteção contra o frio, vento e chuva. Cubra as casinhas e deixe o abrigo mais confortável e quentinho com colchonetes, mantas ou cobertores. 

 

Banhos 
Em locais especializados, os banhos são dados com água e ambiente em temperatura agradáveis e os pets ficam confortáveis. Então, mesmo nas temperaturas baixas, a frequência do banho não precisa ser diminuída. 

“Já em casa fica mais difícil controlar a temperatura ambiente e os banhos devem ser mais espaçados. É bom lembrar que a frequência de banhos depende não somente destes fatores, mas também da raça do pet e das características de sua pele e pelo. É importante perguntar também sobre quando e como banhar o pet nas consultas com o veterinário”, orienta Seibt.
Cuidando bem do seu bichinho, o inverno vai passar sem deixar grandes rastros e o lado bom das baixas temperaturas poderá ser aproveitado até que chegue a estação das flores.