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Por: Valnir Peralta

Escola Presidente Dutra desenvolve projeto de incentivo à prática da leitura e da escrita

Escola Presidente Dutra  desenvolve projeto de incentivo à prática da leitura e da escrita
(Foto: Divulgação)

O projeto compreende a leitura, a escrita e o desenvolvimento de habilidades através de diversas atividades complementares e interdisciplinares que permitem a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando e valorizando situações lúdicas de aprendizagem.

De acordo com a orientadora pedagógica, Glória Maria Finimundi de Souza, da Escola Municipal Presidente Dutra, os meses de abril e maio são muitos significativos para a leitura, por isso, nesse período, o projeto realiza diversas atividades como apresentação de trabalhos, em que algumas turmas dos anos finais apresentam peças e dramatizações de histórias infantis para os anos iniciais, declamação de poesias, leitura e intervenção em imagens, fotografia e poesia, criação e apresentação de peças de teatro, além de contação de histórias, entre outras atividades. Ela destaca que embora essas atividades sejam mais intensificadas neste período, elas continuam ocorrendo durante o ano todo.

Uma das atividades desenvolvida é “O Prazer de Ler em Família”, onde cada professor da Educação Infantil e Anos Iniciais elabora uma estratégia diferente para que se desenvolva o hábito da leitura com a família dos alunos. Na educação infantil, uma das estratégias utilizadas foi a “Sacola Surpresa Era Uma Vez” na qual no bolso interno da sacola, há um livro escondido e os alunos e sua família desenvolverão atividades no sentido de lerem a história para a criança, a criança contará a história do seu jeito para a família e, juntos, pensarão num objeto que tenha relação com a história e colocarão este objeto dentro da sacola que retornará para a escola, onde na atividade de rodinha, os alunos desenvolverão a imaginação, através do objeto escondido na sacola e a contação oral  da história pela criança. Em outras atividades, os professores optaram pela Maleta da Leitura com a família, produção de um desenho e resumo da história lida com a família para posterior apresentação em sala de aula.

 A diretora Leda Zanella Pancotto salientou que, no início do ano letivo, a escola realiza uma avaliação diagnóstica e, a partir das dificuldades encontradas, fazem um estudo das   diversas estratégias que poderão ser eficazes e adequadas em conjunto com o currículo, que podem ser adaptadas de acordo com a idade dos alunos.

A orientadora Glória acrescenta ainda, que compreender o que se lê é um processo que deve iniciar desde a primeira infância com as primeiras leituras realizadas pela família, e deve ir sendo complementado com o ensino e estímulo para ampliar a capacidade de leitura, compreensão e escrita.

Para finalizar, ela cita um trecho de Mario Quintana que diz “Os livros não mudam o Mundo, quem muda o Mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”.