Gaúchos e gaúchas disputam na terra onde tudo começou

Farroupilha  sedia neste sábado e domingo, a 1ª inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) 2019. A fase

Farroupilha  sedia neste sábado e domingo, a 1ª inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) 2019. A fase é classificatória para a grande final que ocorre em novembro na cidade de Santa Cruz.  Mais de 5 mil tradicionalistas, entre os quais cerca de 1.300 competidores, vão estar nos pavilhões do Parque Cinquentenário. Os competidores de 10 regiões tradicionalistas do estado disputam em várias modalidades artísticas entre as quais Danças Tradicionais Força A e B, chula, declamação, violão, causos de galpão, danças de salão e outras.
O Enart é considerado o maior festival de arte amador da América Latina. Suas origens estão ligadas a Farroupilha que sediou o evento de 1986 a 1996, quando era chamado de Fegart.

Este ano, o evento Farroupilha Bem Gaúcha  que ocorre de 13 a 22 de setembro, no Largo Carlos Fetter, e cuja programação foi lançada esta semana, vai fazer reverencia aos ganhadores farroupilhenses das edições do Fegart durante o período em que foi realizado em nosso município. Assim, a arte e tradição gaúcha vão estar ainda mais em evidencia na cidade que leva o nome da grande Revolução dos Gaúchos.

 

CTGs participantes

CTG Negrinho do Pastoreio, CTG Laço Velho, CTG Chegando no Rancho, CTG Campo dos Bugres, CTG Tropilha Farrapa, CTG Chaleira Preta, – CTG Querência do Prata, DT Clube Juvenil, CTG Ronda Charrua, CTG Galpão Campeiro, CTG Sentinela da Querência – Erechim, CTG Sentinela do Pago, CTG Guapos da Agronomia, CTG Estirpe Gaúcha, CTG Aldeia Farroupilha, CTG Galpão Amigo, CTG Galpão Crioulo e CTG Essência da Tradição, CTG Encosta da Serra, CTG Manoel Teixeira, CTG Getúlio Vargas, CTG Felipe Portinho, CTG Última Tropeada, CTG Tropel de Caudilhos, CTG Querência das Águas, CTG Trilha Serrana, CTG Ronda Crioula, CTG Dom Luiz Felipe de Nadal, CTG Moacir da Motta Fortes, CTG Piazito da Tradição, GAN Lagoa Vermelha, CTG Pousada dos Carreteiros, CTG Rodeio da Querência,  CTG Mate Amargo e CTG Os Desgarrados.