O Farroupilha
  1. Home
  2. Notícias

HBSC: aberto e melhor, rumo aos 90 anos

HBSC: aberto e melhor, rumo aos 90 anos

Quantas histórias vive uma instituição de saúde com 85 anos de idade? Quantos altos e baixos, desafios superados, alegrias e tristezas presenciadas? Endereço de começo e de fim de vida, repleto de profissionais, entre eles os que juraram exercer a cura.

Cura que faz parte de sua essência. Cura para quem precisa dele e cura para si mesmo. Passo a passo o Hospital Beneficente São Carlos saiu de uma situação de fechamento para compartilhar ótimas notícias em seu aniversário, comemorado no dia 17 de fevereiro. Passo a passo, na caminhada programada para a data, a celebração da existência de um lugar forte, resistente, acolhedor e com potencial para continuar servindo pelos anos que estão por vir. O Hospital Beneficente São Carlos completa 85 anos, olhando para o futuro.


Dados 
Nasceu como Sanatório Nova Vicenza por iniciativa de um grupo de 164 famílias. Tornou-se Hospital Beneficente São Carlos em 1958. Em 1975, a instituição com perfil de sociedade com fins lucrativos passou a ser uma entidade sem fins lucrativos, de caráter beneficente, de assistência médico-social aos moradores da cidade de Farroupilha e municípios vizinhos.

Em 1989 o comando do hospital passou da Mitra Diocesana para o município. Em 2002 iniciou-se o atendimento da Agência Transfusional para atendimento a pacientes SUS. Em 2003 o município retira-se da entidade e é introduzido o Conselho de Administração com a participação das principais entidades sociais de Farroupilha. Em 2016 a comunidade retoma o controle do hospital através da posse dos Associados, pessoas físicas que juntamente com o Conselho de Administração determinam as diretrizes da instituição.

Mudanças, ampliações, parcerias. Os acontecimentos ao longo dos anos foram moldando a trajetória do hospital, mas os vínculos emocionais da população com a instituição se mantiveram, e cresceram, tanto é que a participação dos munícipes, das Voluntárias da Saúde, das entidades de classe, das empresas, das instituições financeiras, da administração municipal, dos clubes de serviço, enfim, de todos, foi soma crucial para a gestão do hospital conseguir superar a forte crise financeira que marcou os anos de 2016 e 2017.

“Nós conseguimos reverter drasticamente a situação financeira caótica. No ano passado, as negociações com as instituições bancárias do nosso endividamento elevaram o hospital a um patamar não vislumbrado anteriormente. Tivemos auxilio das emendas parlamentares que cobriram o déficit que tínhamos. Neste ano não temos estas emendas e o nosso déficit continua. Estamos buscando o equilíbrio, caminhando incessantemente para a viabilidade econômica. Nossa despesa fixa, independente do número de pacientes internados, é a mesma. Por isso entramos com um forte planejamento estratégico para colocarmos em prática nossas diretrizes institucionais”, revela a superintendente geral Janete Toigo.

O forte trabalho para a reviravolta incluiu o resgate da credibilidade moral da entidade e de toda a equipe de funcionários. O Hospital São Carlos tem a missão de servir a população e atender as aspirações dos profissionais que constroem sua história. Os depoimentos de alguns colaboradores exemplificam o alcance do objetivo.

“O Hospital está aqui, com equipe qualificada de 300 funcionários, 81 médicos no corpo clínico e mais 44 que prestam serviços em diversas especialidades médicas. Continua aberto, com muitas dificuldades porque é uma instituição que possui necessidades ilimitadas e recursos limitados, mas nestes 85 anos é preciso agradecer às famílias fundadoras e agora aos descendentes, que continuam nos ajudando mesmo com todos os percalços”, ressalta Janete.


Caminhada
A comemoração dos 85 anos, sem despesas para o hospital, marca uma nova fase para instituição. A ideia do Conselho Administrativo é enfatizar todo dia 17 de cada mês com uma ação específica, rumo aos 90 anos!

A primeira delas acontece no domingo, 17 de fevereiro, às 9h: a caminhada pelo aniversário, para a qual todos estão convidados a juntarem-se aos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e integrantes da direção. A saída será da Rua da República, portaria do hospital. Haverá apoio de ambulância e água.

Sua participação é a demonstração do seu comprometimento e de tudo o que nutre pelo único hospital da cidade, que resiste às dificuldades e consegue manter-se nos trilhos, como uma locomotiva robusta percorrendo o trajeto de um único sentido: seguir em frente. A todo vapor. 


Sentimentos

Nas palavras dos colaboradores, o significado do HBSC em suas vidas. Essencial da porta para fora, assim como da porta para dentro. 


“Quando está tudo bem e em um ambiente bom de trabalho, o tempo passa rápido”.
Cladir Fátima Zenatti, 
técnica de enfermagem,
há 24 aos no HBSC



“Gratidão pela oportunidade que o hospital me deu! São 11 anos de muito aprendizado e ensinamentos. Sou imensamente grata! Parabéns pelos seus 85 anos”.
Janete Maria Ritter, 
técnica de enfermagem do Bloco Cirúrgico,
há 11 anos no HBSC



“Tenho orgulho de fazer parte deste momento especial, os 85 anos do hospital! São 23 anos de lutas e vitórias, altos e baixos, mas estou aqui firme, trabalhando e lutando, pois sei da importância que este hospital teve e tem para a minha família, para a população de Farroupilha e região. Parabéns a todos os profissionais, doadores e voluntários que vestem a camisa e fazem bonito”.
Dorivete Volpato de Moraes,
copeira,
há 23 anos no HBSC

“Trabalho há 16 anos no hospital. Tive muitas oportunidades, mas no São Carlos me sinto em casa. É minha segunda casa”.
Fernanda Lucia Dal Sochio, 
técnica de enfermagem,
há 16 anos no HBSC

“Faço parte da equipe desde 2004. Iniciei na lavanderia e estou como costureira há sete anos. Só tenho a agradecer por estar com uma equipe que todos os dias se esforça para o bem-estar da comunidade. Cada um aqui dentro tem um papel que faz a diferença. Apesar dos contratempos que a entidade vem enfrentando, a união de todos vai superar qualquer desafio, pois o HBSC conta com líderes muito bem treinados”.
Fátima Gomes,
costureira,
há 15 anos no HBSC

“Nesses 25 anos de trabalho no HBSC construí o maior patrimônio da minha vida: tornei-me uma pessoa melhor! Parabéns pelos 85 anos de avanços, conquistas e superação”.
Maura Pigozzi,
assistente social,
há 25 anos no HBSC

“Sinto-me feliz em fazer parte da equipe, pois é de onde consigo o sustento para mim e para minha família. Espero ficar muito tempo aqui, gosto daqui, é como se fosse minha casa. Espero que o hospital possa se manter estável para continuar a atender a população, porque é único que temos. Quem de nós pode dizer que nunca vai precisar dele, do trabalho que presta?”
Jacinta Teresinha Horn, 
higienizadora,
há 13 anos no HBSC

“Gosto muito do que faço e tenho muito orgulho por fazer parte da família São Carlos. Tudo o que tenho foi através do meu trabalho. Quando comecei no hospital minha filha tinha um aninho e hoje, com 25, já está formada. Continuo e pretendo ficar por muito tempo aqui.”
Marlene Horn, 
cozinheira,
há 24 anos no HBSC

“Nosso HBSC = Vida = Saúde de nossa Farroupilha”
Simone Buscaino 
Mergener,
conselheira há 3 anos 


Felicitações

“Parabenizo o HBSC pelos 85 anos de história, reconhecendo com profunda gratidão o trabalho de todas as pessoas envolvidas, especialmente da atual Diretoria, em um momento de grande superação, graças ao comprometimento e dedicação no planejamento, na solidariedade, no resgate da credibilidade e sustentabilidade, preservando através das gerações sua memória institucional”.
Janete Toigo,
Superintendente Geral



“Nosso Glorioso Hospital Beneficente São Carlos. Teu presente é o teu passado e o teu futuro. Tu és um guerreiro que encontra motivação para lutar em qualquer situação e mesmo rastejando consegue forças para se reerguer. Parabéns pelos 85 anos”.
Clarimundo Grundmann, 
Presidente do Conselho de Administração

“Muitas vezes, só lembramos do Hospital, quando estamos mal de saúde. “O Hospital abraça a diversidade e promove a saúde de todos. Mesmo com as modificações introduzidas pela sua Diretoria e Conselho de Administração, o hospital tem apenas a função de colaborar e não de promover a saúde, que é uma obrigação do próprio ente público em todas as esferas. A situação econômica do hospital ainda é altamente preocupante, necessitando da ajuda de todos, sob pena de inviabilizar os serviços tão necessários e disponibilizados ao longo do tempo. Parabéns a todos que deram vida ao hospital. Rumo aos 90 anos”.
Dr. Nelso Molon, 
advogado, integrante do Conselho Administrativo



“Feliz Aniversário Hospital São Carlos! Parabéns Farroupilha! Hoje comemoramos o desafio de um povo para manter aberto e renovado o seu único e valoroso hospital. Te homenageamos defendendo teus ideais de superação e independência.”
Elisabeth Laybauer, 
integrante do Conselho Administrativo



“Nós, as Voluntárias da Saúde, parabenizamos o HBSC pelos 85 anos e desejamos que a instituição continue buscando no céu a essência da luz da vitória para espalhar em seu caminho otimismo, compreensão e coragem. Que exista a determinação para continuar vencendo sempre os desafios que se apresentem. Seguimos acreditando que a solidariedade é um pequeno gesto que faz toda a diferença. Feliz Aniversário, Hospital Beneficente São Carlos”.
Lourdes Refosco, 
presidente do grupo Voluntárias da Saúde

“Parabéns ao Hospital São Carlos pelos seus 85 anos. Mais um ano marcado por grandes desafios, superados graças ao comprometimento do atual Conselho de Administração e da dedicação dos seus profissionais. Desejos de muita vida e saúde ao HBSC para seguir cumprindo sua missão!”
Ivan Pedro Gollin, 
Consultor da GB Consultoria Organizacional
que está fazendo a capacitação das equipes