O Farroupilha
  1. Home
  2. Notícias

Por: Claudia Iembo

Hospital Beneficente São Carlos se prepara com plano de ação para atender pacientes em estado grave do Coronavírus

Hospital Beneficente São Carlos se prepara com plano de ação para atender pacientes em estado grave do Coronavírus
(Foto: Valnir Peralta)

Pessoas que apresentarem sintomas leves de tosse, dor de garganta e febre devem procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro ou a UPA coronavírus, que em breve estará em funcionamento, onde uma equipe de médicos irá realizar uma avaliação e se houver necessidade – conforme a gravidade do estado - será encaminhado para o hospital para internação.

Este procedimento foi instituído pela comissão técnica criada em Farroupilha.

Em se tratando de pacientes graves, ou seja, aqueles que possivelmente precisarão de ventilação mecânica ou internação em UTI em decorrência do Covid-19, o Hospital Beneficente São Carlos já está com um plano de ação, criado conforme as normas do Ministério da Saúde. Este plano engloba as seguintes medidas:

- Restrição de visitas, cada ala com horário exclusivo

(conforme quadro abaixo);

- reforço da higienização das mãos tanto para profissionais quanto para familiares dos pacientes internados;

- preparação de leitos em uma área de isolamento destinada aos pacientes com suspeita ou confirmado coronavírus. São oito leitos individuais e outros 10 leitos de UTI, que ocuparão o espaço da UCI neonatal. Ainda existe a possibilidade de ampliar a UTI para 30 leitos e reservar salas de isolamento coletivo;

- capacitação de todos os profissionais da instituição, que receberam treinamentos sucessivos para atender os possíveis pacientes infectados com o vírus.

Exames e cirurgias eletivas, que não são urgentes, foram suspensos para que não comprometa os atendimentos graves dentro do HBSC.

Hoje, não há casos de coronavírus internados no hospital. “Nenhum suspeito ou confirmado”, segundo declaração da médica infectologista do hospital.

Portanto, os pacientes com os primeiros sintomas da doença terão atendimentos na UPA Coronavírus, 24 horas, localizada à   Avenida Armando Antonello, no bairro São Luiz.

Farroupilha tem, até o momento, um caso confirmado de Coronavírus: um homem de 37 anos, morador da Vila Jansen, local colocado em quarentena. Ele está em isolamento em sua própria casa.

Em casos de dúvidas ou se alguém sentir os sintomas do Covid-19 deve ligar nos telefones: (54) 9 9914-3483 ou (54) 3261-1094.