IFRS oferece cursos gratuitos em ambiente virtual

Destaques para Libras e Cultura Surda, pelas celebrações de 23 e 24 de abril

Ouvir a vida. Tão corriqueiro que mal nos damos conta do quanto é essencial. 5% da população brasileira é composta por pessoas surdas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Estamos falando de 10 milhões de cidadãos, dos quais 2,7 milhões possuem surdez profunda.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é de que 900 milhões de pessoas podem desenvolver surdez até 2050.

A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – é uma modalidade gestual-visual com a qual é possível a comunicação pelos gestos, expressões físicas e corporais. Hoje, 23/4 é o Dia Nacional da Educação de Surdos e 24/4, o Dia Nacional da Libras. 

Assegurando a igualdade de direitos e oportunidades, e até mesmo o direito de ir e vir, das pessoas surdas, são crescentes as propostas de novas tecnologias comunicativas, o que reflete no aumento da demanda no mercado por profissionais capacitados na interpretação de LIBRAS.

Em Farroupilha, a rede do Instituto Federal do Rio Grande Sul tem um portal de cursos on-line de extensão de curta duração e gratuitos. Neste portal (https://moodle.ifrs.edu.br), atualmente há dois cursos voltados ao assunto, que podem ser encontrados dentro da opção: Idiomas, Língua e Literatura. São eles:

 

Libras: compreensão básica

Conteúdo: Introdução ao estudo da Libras; Datilologia e números; Saudações e calendário; Pronomes e pessoas; Casa e objetos; Cores e alimentos; Roupas, ambiente educacional e lugares; Verbos; e Classificadores e derivação.
Conclusão do curso: até 31/07/2021
Carga-horária: 90 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 13 dias a partir da inscrição
Público-alvo: pessoas interessadas em compreender o básico de libras.
Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir computador com recursos de vídeo, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF.

 

Cultura Surda

Conteúdo: História da comunidade surda, cultura surda, identidades surdas e a língua de sinais.
Conclusão do curso: até 31/07/2021
Carga-horária: 20 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias a partir da inscrição
Público-alvo: professores
Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.

As aulas são abertas a todos os interessados em novos conhecimentos ou em revisão de conteúdo (não é necessário ser estudante do IFRS) e ocorrem em ambiente virtual e gratuito. Não há classes presenciais ou com hora marcada, ou seja, o estudante faz o curso na hora que quiser. Ao término de um curso, se aprovado, recebe um certificado de conclusão.As inscrições são gratuitas e feitas pelo próprio estudante diretamente no ambiente virtual. Para se inscrever, é preciso ter CPF próprio e conta de e-mail.

Os novos estudantes têm até o dia  30 de junho de 2021 para se inscrever nos cursos oferecidos atualmente, podendo finalizá-los até 31 de julho. As inscrições e o ambiente dos cursos estão no site: moodle.ifrs.edu.br. 

Há várias opções que valem ser conferidas!