Instituto Elisabetha Randon lança pedra fundamental do Memorial Randon

Cerimônia acontece no local, dia 08 de maio, que fica próximo ao Jardim Botânico de Caxias do Sul

O Instituto Elisabetha Randon – IER, responsável pelo investimento social das Empresas Randon, realiza nesta quarta-feira (08/5), às 9 horas, a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Memorial Randon, a ser construído em área próxima ao Jardim Botânico da cidade de Caxias do Sul. O evento coincide com as ações comemorativas aos 70 anos da empresa Randon.  

O novo espaço pretende se tornar um local público e empresarial, voltado a preservação da memória de Caxias do Sul e do transporte de cargas do Brasil.

Para isso terá, à disposição da comunidade, salas de pesquisa, videoteca, auditório com cadeiras removíveis, exposições, espetáculos e oficinas culturais, além de café bistrô e loja de souvenirs.

Três prédios históricos. usados pela empresa Randon desde sua fundação, em 1949, locais que abrigaram a ferraria e a Mecânica Randon, serão reproduzidos no Memorial e irão disponibilizar documentos e objetos das empresas, acervos que contam sua trajetória, coletados desde o ano de 2000.  

Como forma de levar adiante a obra, o IER obteve em 2013 a aprovação do projeto junto ao Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. Hoje realiza campanha para captar recursos por meio de cotas de patrocínio, que serão utilizadas para a finalização do Memorial, que contará com 3.000 m² de área construída.  

Para a diretora-presidente do IER, Maurien Randon Barbosa, o importante é comemorar o primeiro grande passo que está sendo dado. “Apesar do longo caminho ainda a percorrer para a captação de todo recurso necessário para a execução deste projeto e finalização da obra, fazer o lançamento da pedra fundamental é muito especial”, afirma ela. O Memorial, assim que concluído, irá se tornar um centro de convergência para historiadores, educadores, estudantes, pesquisadores, promotores culturais, empresas parceiras, comunidade e, também, mais uma atração turística para a cidade de Caxias do Sul.

Empresários do ramo automotivo e do transporte rodoviário de cargas interessados em conhecer melhor o projeto ou em se tornarem parceiros podem entrar em contato através do telefone (54) 9.9976-2318, com Enio Borba, ou ainda pelo e-mail: enio.magalhaes@randon.com.br