Mais tempo em casa, mais comilança

É quase uma regra, mas existem medidas para escapar do indesejável ganho de peso neste período

Em tempos de isolamento – ou distanciamento – social, ficar em casa pode ser um problema para controlar o peso, já que estamos com acesso mais frequente aos alimentos. Ansiosos diante das incertezas, o apetite parece crescer, sem controle, para aumentar as angústias que trazemos.

Juntamos a fome com a vontade de comer, aproveitando o 31 de março, Dia da Nutrição, e buscamos auxílio profissional. As orientações valem além da data, afinal, saúde e alimentação andam juntas o tempo todo. 

Quem divide os conhecimentos é a nutricionista Veridiana Argenta Scapinelo, que está atendendo os clientes de forma personalizada por consultas online nesta época de prevenção à Covid-19. A profissional também faz parte do Comitê de Atenção do Coronavírus em função do Conselho Municipal da Saúde, do qual é vice-presidente da categoria de nutricionistas.

 “A principal dica que passo é a organização da rotina para que exista qualidade das refeições, caso contrário, a gente come o que tiver, o que mais atentar aos olhos, que automaticamente serão alimentos que não trazem tanto benefício nutricional. Precisamos ficar atentos a alguns alimentos específicos, com qualidades nutricionais específicas, não só em função da Covid-19, mas para nos prepararmos para o inverno: alimentos que contêm mais vitamina C, mais ômega 3, 6 e 9, mais vitamina D, mais fibras, enfim, alguns nutrientes importantes para preservar o sistema imunológico e mantê-lo com uma boa atividade”, informa a nutricionista.

Ansiedade
“A orientação é pela procura de alimentos mais crocantes, aqueles que a gente pode mastigar um pouco mais para liberar serotonina, que gera a sensação de bem-estar, diminuindo assim nossa ansiedade. Se o cardápio está organizado, não vou gerar ansiedade em relação à alimentação e por consequência consigo passar este período de isolamento com mais sensatez, com mais equilíbrio”, diz Veridiana.

Se mastigar mais é um truque para aplacar a ansiedade, há alimentos que contribuem neste processo. “As oleaginosas como castanhas e nozes, que melhoram a hidratação celular e ajudam na sensação de saciedade”.

Com disciplina e organização é possível passar os períodos mais complicados, como este que vivemos, sem grandes consequências… também na balança.