O Farroupilha
  1. Home
  2. Notícias

Mulher Destaque 2019

Mulher Destaque 2019
Da esq para dir: Marília Túlia, Maria de Lourdes, Leonilda, Luciana, Neusa, Marines, Dorli Maria e Nádia

A semana que se encerra começou de forma especial com a sessão solene de entrega do certificado Mulher Destaque 2019, realizada na Câmara de Vereadores de Farroupilha, na noite de 18 de março. 


Os universos do empreendedorismo, do voluntariado e da educação tiveram suas representantes nas indicadas do ano: Neusa Ignez Felicetti, Leonilda Rech Pessin, Maria de Lourdes Anselmi, Marilia Túlia Giacomoni de Oliveira, Luciana Zanfeliz, Dorli Maria Tonin, Marines de Rossi Pagliarini.


Na ocasião, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Condim, fez uma homenagem às mulheres farroupilhenses com a entrega do Certificado Mulher Referência à Nádia Gelmini Crippa.


O Dia Municipal da Mulher Farroupilhense é comemorado desde 1984, em virtude de um projeto da vereadora Marlene Rozina Feltrin, que apresentou o dia 18 de março como data da celebração. 


A partir de 2009, o Poder Legislativo passou a condecorar algumas mulheres, sempre indicadas pelos vereadores por apresentarem relevantes ações em prol do município. Ao todo já são 112 homenageadas.


Na noite de segunda, 18 de março, o público de 280 pessoas ouviu agradecimentos e também reivindicações, trazidas por Marines Pagliarini, uma das homenageadas. “Acho que nunca mais na vida vou falar para tantas pessoas importantes, por isso vou emprestar minha voz àquelas que jamais conseguiriam reivindicar o que é necessário, como creches gratuitas – o desejo das minhas funcionárias - mais lugares para as crianças brincarem na cidade e melhores estradas”, pontuou a empresária indicada pelo PP.


Todas as mulheres reconhecidas com o certificado ressaltaram a importância das famílias e deram seus recados. 
“Princípios e valores que recebi dos meus pais como trabalhar, respeitar a todos e fazer tudo bem feito foram o que me trouxeram até aqui. A preocupação deve ser sempre com o todo, não só com a nossa empresa”. - Maria de Lourdes Anselmi, indicada do PT.


“Deixo uma mensagem: com vontade e determinação, a gente chega lá. Fácil não é, mas não podemos desistir. Nunca”. - Neusa Ignez Felicetti, indicada pelo PSB.


“Assumi um partido para transformar nosso município em algo mais belo, mais humano, mais alegre. O partido se chama Farroupilha e com ele vou continuar enquanto viver”. – Leonilda Rech Pessin, indicada pelo PDT.


“Ninguém constrói nada sozinho, por isso compartilho a homenagem com todos os professores que fazem a diferença neste país. Nossa escola, a Santa Cruz, é minha segunda casa e sem a minha irmã Flávia, minha alma gêmea, não teríamos tantas conquistas a comemorar”. – Luciana Zanfeliz, indicada pelo PRB.


“Tudo o que tenho a dizer é: muito obrigada mesmo”. – Marília Túlia Giacomoni de Oliveira, indicada pela Rede.
“O voluntariado é um dos motivos pelo fato de eu estar aqui. Há 37 anos mudei de nome, sou a mãe do Richard, um anjo que veio à Terra, a Farroupilha para nós”. – Dorli Maria Tonin, indicada pelo MDB.


“Represento as mulheres deste município, as dificuldades diárias que temos em comum e a luta da qual todas nós participamos em busca de igualdade e respeito”. – Nádia Crippa, homenageada pelo Condim, que ressaltou a importância da Linguagem Brasileira de Sinais.


Encerrando a noite, a OAB Subseção Farroupilha realizou a soltura de balões na cor lilás, representando a rede de Proteção à Mulher. E desta forma, histórias de vida vão escrevendo a história da nossa Farroupilha.