O Farroupilha
  1. Home
  2. Notícias

Por: Claudia Iembo

Os porquês das ações sustentáveis

Os porquês das ações sustentáveis
Comprar na cidade impulsiona a economia local e diminui a emissão de gás carbônico (CO2) (Foto: Claudia Iembo)

A grande maioria de nós está mais consciente do impacto que causamos em nossa comunidade com as atitudes que primam pela sustentabilidade. Ainda assim, nunca é demais reforçarmos ações que contribuam para a qualidade do nosso futuro e das novas gerações.

Entender o porquê das ações faz toda a diferença para assimilarmos a importância delas. Nunca é tarde para começar.

 

Separação do seu lixo

Isso possibilita a reciclagem de materiais; evita a degradação do meio ambiente, economizando matérias-primas para fabricação de novos produtos; auxilia o fortalecimento econômico de cooperativas de reciclagem, contribuindo para melhoria de vida dos catadores; contribui para o aumento de vida útil dos aterros sanitários, evitando que produtos recicláveis sejam destinados incorretamente.

 

Menos embalagem é mais competitivo e sustentável

Menos embalagens e mais refis são recomendáveis e preferidos pelos consumidores conscientes. Embalagens recicláveis são cada vez mais competitivas. Evite utilizar materiais em excesso ao embrulhar produtos. Atualmente a maior parte do lixo urbano é composta por embalagens. 

Empresas nacionais de cosméticos investem na ideia e se destacam no mercado.

 

Consumo de água
 Uma torneira pingando pode desperdiçar cerca de 46 litros/dia, o que equivale a 1, 4 mil litros/mês e 16,5 mil litros/ano.

Geralmente o alto consumo de água está relacionado com vazamentos em conexões, reservatórios, tubulações e outros equipamentos.
A redução de recursos naturais e de substâncias tóxicas nos produtos sempre vai contribuir para a qualidade de vida.

Como o fim de ano se aproxima, dê preferência às compras dentro de sua cidade, isso diminui a emissão de gás carbônico (CO2) e você ainda estimula a economia local e a geração de empregos. 
A cidade agradece, assim como o país e o planeta. Cada um com sua parcela de comprometimento e podemos mudar o resultado de um futuro incerto.