O Farroupilha
  1. Home
  2. Notícias

Por: Claudia Iembo

Programe-se com o que acontece na cidade

Programe-se com o que acontece na cidade
Cartaz de divulgação do evento (Foto: Divulgação)

Hoje (Sexta-feira, 02/08)

Acontece hoje, dois de agosto, 14º Encontro Público com o tema: Potencialidades e Caminhos para Farroupilha para promover o desenvolvimento de uma iluminação pública de qualidade e atualizada com as novas tecnologias disponíveis, além de ideias que promovam a eficiência energética para os próximos 20 anos no município. O encontro será no Instituto Federal, às 19h, a entrada é franca e oferece certificado de horas complementares para quem solicitar.

Para trazer novas perspectivas e soluções para o futuro do município o evento contará com quatro painelistas especialistas na área: Luciano Rosito, Rodrigo Salvati, Sidinei Terebinto de Andrade e Maurício Medeiros. Mediando a conversa entre os profissionais estará o secretário de Planejamento, engenheiro eletricista Gabriel Bianchet Tavares.

 

Dia 4

No salão comunitário do bairro São Luiz, acontece neste domingo, 4 de agosto, a tradicional Feijoada Beneficente do Grupo de Apoio à Adoção DNA da Alma. Em sua 7ª edição, os ingressos podem ser adquiridos no Cartório Kunzler. Valores: R$ 20 para crianças de seis a 12 anos e R$ 45 para adultos. Mais informações pelos telefones (54) 9 9977-6864 e Whatsapp (54) 9 8108-1471.

 

Dia 8

Focada em fomentar políticas de preservação do meio ambiente, a prefeitura de Farroupilha sediará o I Fórum Estadual de Gestão Ambiental, no dia 8 de agosto. Esta é a primeira edição do evento no município que terá como tema ‘Saneamento Básico em Pauta, um Compromisso que Precisa ser Regional’. O encontro será no Auditório do Sindilojas, das 8h às 16h.

O evento tem como principal objetivo integrar, estimular e articular as diversas iniciativas que visam a sustentabilidade e o fortalecimento do saneamento básico de qualidade na Serra Gaúcha. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Tiago Ilha, o Fórum trará luz para um assunto de suma importância aos municípios da região, especialmente Farroupilha. 

Com expectativa de receber Secretários, técnicos e entidades municipais e regionais, o fórum contará com diversas palestras e seminários. 

 

Dia 8

O Campus Farroupilha do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) convida a comunidade farroupilhense para a edição 2019 do projeto de visitas guiadas Conheça o Campus.

O evento acontece no dia 08 de agosto, a partir das 18h30, quando a comunidade será recepcionada no Auditório, onde receberá informações acerca dos cursos de nível médio técnico, superior e pós-graduação, além de outras ações promovidas pelo campus. Após a recepção terão início as visitas guiadas para que se conheça toda a estrutura oferecida para alunos, servidores e comunidade externa. Gratuito e aberto a toda a comunidade. 

 

Dia 10

O grupo Resgate Voluntário de Farroupilha realiza, no dia 10 de agosto, um pedágio solidário, das 8h30 às 17h, nas ruas: Coronel Pena de Moraes com a Rui Barbosa, Pena de Moraes com Pinheiro Machado, Independência com Barão do Rio Branco e Júlio de Castilhos com a Pedro Grendene. Toda a arrecadação será destinada à compra da ambulância para o grupo

 

Dia 12

A 3° Semana da Juventude em Farroupilha acontece de 12 a 17 de agosto, com programação diversificada e itinerante. O tema deste ano é “Juventude Conectada” e entre os temas abordados pelos palestrantes estão processos criativos, uso de redes sociais, fake news, programação e criação de sites, inteligência artificial, carreira, educação e tecnologia, empreendedorismo digital, entre outros. A Semana foi construída através das demandas recebidas das escolas de ensino médio e da troca de ideias com jovens farroupilhenses.

Para iniciar, no dia 12, haverá a Pré-Conferência Municipal de Juventude. Nesse ano, ela será em formato de talk show. A atividade mesclará bate-papo entre especialistas da área e estudantes e música, com apresentações de Vitor Henrique e Gabriel e Gabriel Marchetto. Um coffee break encerra o primeiro dia da programação.  O encerramento será marcado pela 2° edição Copa Estudantil Farroupilha de FIFA.