Projeto Farroupilha 2020-2040 e Conselho Municipal de Juventude promovem primeira Imersão Criativa

Com o tema “Imersão criativa: o futuro de Farroupilha está em jogo”, encontro é destinado para 100 universitários
de Farroupilha, sendo 50 homens e 50 mulheres

O Projeto Farroupilha 2020-2040 e Conselho Municipal de Juventude (COMJUVE), por meio de apoio da Prefeitura Municipal, promove o 1° Encontro denominado Imersão Criativa: o futuro começa aqui. Voltado para universitárias e universitários moradores de Farroupilha, o objetivo é concentrar as energias dos estudantes e usá-las para inspirar um dia cheio de atividades desafiadoras, onde cada um será o protagonista da sua história.

O evento, que acontece na Casa de Cultura, no dia 30 de novembro, sábado, vai ter 12 horas de imersão: das 10h às 22h. Para compor a programação, foi elaborado um cronograma super dinâmico. Além de pensar sobre saúde mental e física, sociedade e sustentabilidade, temas como desenvolvimento pessoal e profissional serão abordados. Empresas comporão o cronograma com atividades que visam a promoção e crescimento dos participantes.

O evento é completamente gratuito e as inscrições podem ser feitas de forma online. Para isso, baste que o estudante leve consigo medicamentes – que não usa mais ou vencidos, para doação à Farmácia Solidare.
Para garantir o bem-estar e a disposição de todos, refeições, também gratuitas, serão ofertadas para os 100 participantes – 50 mulheres e 50 homens, que serão patrocinadas por parceiros da iniciativa privada.
Todos os participantes que cumprirem o cronograma receberão certificado que vale horas complementares. Ainda, os melhores projetos, segundo avaliação da banca, receberão premiação. Para encerrar, uma banda estará no local proporcionando um momento de descontração em um Happy Hour.

O grande desafio do dia vai ser que cada time, 6 equipes, apresentem soluções práticas sobre o diagnóstico do Projeto Farroupilha 2020-2040 – que prevê um alinhamento estratégico para solucionar problemas já existentes da cidade, prevendo os que ainda podem surgir mediante o caos. O momento vai ser ministrado pela equipe do Parque Científico e Tecnológico da UFRGS (Zenit).

A coordenadora do projeto 2020 2040, Francyelle Bonaci, resumiu o que vema a ser a imersão criativa. “A imersão criativa é a soma do anseio de inserir o jovem no contexto das necessidades e desafios da cidade aliado com a vontade de trazê-lo a pensar e produzir em um ambiente criativo”.

O presidente do Conselho de Juventude, Juliano Baumgarten, também falou sobre o objetivo da imersão criativa. “O intuito da ação é envolver nossos jovens para a criação de um espaço onde seja proporcionado o conhecimento, a discussão, a busca pela construção e, acima de tudo, que os jovens se insiram nos seus espaço, contribuindo para o avanço de nossa cidade”.