Rodovia entre Barracão e Sananduva, pode se chamar José Mendes

Proposta do deputado Paparico Bachi, estabelece homenagem ao músico que completaria 80 anos neste sábado

O deputado Paparico Bacchi (PR) criou projeto de lei que instituí o nome de “Rodovia José Mendes”, no trecho de 59,4 quilômetros entre os municípios de Barracão e Sananduva. A proposta foi protocolada  na Assembleia Legislativa e visa homenagear um dos maiores nomes da música do Rio Grande do Sul, que completaria 80 anos de idade neste sábado (20).

 
Sobre José Mendes

José Mendes nasceu em Lagoa Vermelha, na época em que o atual município de Machadinho era apenas um distrito localizado na grande região, conforme descreve o homenageado em uma de suas obras. “Nasci na serra na costa do Rio Pelotas São José do Ouro, Machadinho, Barracão”.

 Na letra da música “Minha Biografia”, José Mendes revelou que andou de “pago em pago”, sendo criado “nas terras de Vacaria”, trabalhou como “peão de estância cantador” no município Esmeralda, destino final do seu corpo após perder a vida em um acidente de trânsito no ano de 1974, no auge do sucesso, quando a camionete Veraneio na qual viajava com mais três pessoas, colidiu de frente com um ônibus na rodovia que liga Rio Grande e Pelotas.
 

Proposta

O projeto de lei, segundo Paparico Bacchi, tem por objetivo eternizar o nome de José Mendes no ano em que o ator, cantor, violonista e compositor gaúcho, completaria 80 anos, caso ainda estivesse vivo. “Fico a imaginar, quantos versos e melodias José Mendes teria produzido, caso tivesse permanecido entre nós”, ressalta o historiador e deputado estadual Paparico Bacchi, que também é fã do conterrâneo da região Nordeste.

 “Pela sua história e contribuição cultural é justo que o parlamento gaúcho preste homenagem a José Mendes, artista completo que muito bem representou nosso Estado em apenas 35 anos de vida”, argumenta Paparico Bacchi.