O Farroupilha
  1. Home
  2. Notícias

Por: Valnir Peralta

Semana da Juventude acontece de 12 a 17 deste mês

Semana da Juventude acontece  de 12 a 17 deste mês

Neste mês de agosto acontece de 12 a 17 a 3ª Semana da Juventude. O evento é promovido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Farroupilha e será realizada Oficina de Juventude e Liderança, Audiência Pública, Campeonato de Videogame e um curso de Gestão de Finanças Pessoais. Este último é aberto ao público que pertence a faixa etária de 15 a 29 anos. Esta delimitação da faixa etária segue a determinações do Estatuto da Juventude, aprovado no ano de 2013.

O tema da 3ª Semana, Juventude Conectada, tem a ver com Tecnologia. De acordo com o diretor de Departamento de Juventude da Secretaria, Juliano Baumgarten, foi escolhido este tema por ser uma área que os jovens mais utilizam. Quer seja para qualificação profissional, estudo, pesquisa, inserção, todos de uma forma ou de outra, estão diretamente envolvidos com o tema.

Esta semana da Juventude é uma Pré-Conferência. A conferência propriamente dita acontece de dois em dois anos. A primeira, foi em 2016. Em 2018, não foi realizado por ser ano eleitoral. Então como a próxima vai ser em 2020, neste ano vai ser realizada a pré-conferência.

Este ano o formato da pré-conferência vai ser estilo de Talk Show. Algo parecido com o programa Altas Horas, da Rede Globo. Juliano diz que “A ideia é fazer algo mais descontraído, mais dinâmico para que os jovens possam participar e trocar informações, conhecimento, interagir, explicou. 

Segundo Baumgarten, um detalhe importante desta edição é que a Semana da Juventude foi construída e pensada de acordo com demandas sugeridas pelos próprios jovens e pelas escolas.


programação

Na segunda-feira, 12, das 08 às 10h30, acontece no auditório da UCS, campus Farroupilha, a Abertura e Pré-Conferência da Juventude. 

Será realizado um bate papo e talk show com a professora Mestre, Ana Claudia Zampieri, Doutora Scheila de Avila e Silva, Lucas Antônio e Rodrigo Córdova de Pariz. A apresentação cultural vai estar a cargo de Vitor Henrique e Gabriel e Gabriel Marchetto.

Ainda na segunda-feira, 12, às 13h30, vai ser realizado no auditório do Colégio Estadual Farroupilha, a palestra com a jornalista Flavia Noal, sobre o tema, “Fake News: como evitar?”.

Na terça-feira, 13, a palestra é com Vagner Espeiorin, sobre o tema “Redes Sociais, quais os seus benefícios e malefícios? ”. Também vai ser realizado no auditório do Colégio Estadual Farroupilha.

Com o título “Como programar e criar sites?”, vai ser a palestra ministrada pelo professor Julio Colbeich, vai acontecer na quarta-feira, no Colégio Olga Ramos Brentano, às 13h30.

Também na quarta-feira, acontece na Câmara Municipal de Vereadores, às 18h30 a Audiência Pública, com espaços abertos para a juventude participar. “É uma oportunidade para participarem, o espaço estará aberto. A gente quer ouvir. Esta é a oportunidade que os jovens têm de expressar e fazer ouvir suas demandas. Há uma necessidade dos jovens se envolverem nos processos políticos. Não necessariamente na política partidária, mas no bem-estar social, focado nas melhorias. O jovem precisa ver a realidade e saber como agir de forma a contribuir para achar soluções para as necessidades que o cercam”, explicou Juliano.

Dia 15, quinta-feira, vai ser a vez da palestra “Os limites das redes sociais”, que vai ser ministrada pelo professor Bruno Silveira Rigon, no auditório da UCS, campus Farroupilha, das 08h30min às 09h. 

Na sexta-feira, 16, vai ser ministrada a palestra em que vai ser discutido “Como a tecnologia pode ajudar ou atrapalhar em sala de aula?” e “As perspectivas em relações aos novas profissões. O local vai ser o auditório IFRS, das 09h às 10h e será ministrada pelo professor mestre Marcelo Luís Fardo. Entre outros assuntos a palestra vai abordar o limite do uso do celular dentro da sala de aula. Segundo Baumgarten, “Há limites e implicações legais as quais os alunos estão sujeitos”, explicou.

No sábado, 17, acontece no Complexo do Parque Cinquentenário a 2ª Copa Estudantil Farroupilha de Fifa e a 1ª Copa Fifa Aberta (Livre a todas as faixas etárias), ambas de videogame. O início está marcado para as 9h.

A 3ª Semana da Juventude é uma realização da Prefeitura de Farroupilha através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e tem o apoio da Universidade de Caxias do Sul – UCS, do Conselho Municipal de Juventude, Easy Tech, Games e do Empório Nova Aliança.


Oficina de Juventude e Liderança

Na outra segunda-feira, dia 19, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude promove a oficina sobre Juventude e Liderança. A oficina vai ser no miniauditório da UCS, campus Farroupilha, e acontece no horário das 14h às 18h e vai ser ministrada pela professora mestre de Administração da Universidade de Caxias do Sul, Elisandra Martins. Segundo a organização do evento, vão ser 35 vagas, direcionadas a jovens do Ensino Médio que estudam em Farroupilha. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo WhatsApp da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude no número (54) 9 9637 3010.

Juliano explica que “Existem muito jovens que tem um perfil para serem líderes que só não desenvolvem a liderança de forma eficaz porque não foram trabalhados e treinados para desenvolver este perfil”.