Escola Municipal Santa Cruz está entre as instituições brasileiras de ensino selecionadas para participar de estudo internacional

Farroupilha foi selecionada para integrar um grupo restrito de municípios brasileiros que participarão da 5ª edição do Estudo Regional Comparativo

Farroupilha foi selecionada para integrar um grupo restrito de municípios brasileiros que participarão da 5ª edição do Estudo Regional Comparativo e Explicativo (ERCE), promovido pelo Laboratório Latino-Americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e coordenado no Brasil pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

A Escola Municipal Santa Cruz representará o Município no estudo, que tem como objetivo avaliar o nível de aprendizado dos estudantes do 4º e 7º anos do Ensino Fundamental em países da América Latina. No Brasil, apenas 340 escolas foram selecionadas, sendo 13 delas no Rio Grande do Sul — entre elas, a escola de Farroupilha. Os estudantes do 4º ano responderão a testes e questionários nas áreas de Linguagem e Matemática.

  • Já os alunos do 7º ano também serão avaliados em Ciências. Diretores e professores da escola participarão por meio de questionários específicos, que contribuirão para a análise do contexto escolar. A aplicação das provas ocorrerá em outubro, em dois dias distintos, com a participação de aplicadores externos capacitados.

A diretora da Escola Santa Cruz, Fernanda Aguiar, destacou a importância da seleção. “Estamos muito honrados por termos sido escolhidos para representar Farroupilha em um estudo de abrangência internacional. Essa é uma oportunidade única de refletirmos sobre nossas práticas e buscarmos, cada vez mais, o aprimoramento da nossa proposta pedagógica.”

A secretária municipal de Educação, Flávia Zanfeliz, também comemorou a escolha dizendo que “a participação da nossa rede municipal nesse estudo evidencia o compromisso de Farroupilha com a qualidade da educação. É um reconhecimento ao trabalho sério que vem sendo realizado nas escolas e, ao mesmo tempo, uma chance valiosa de comparação e aprendizado com outras realidades da América Latina.”