Famílias da Vila Rica ainda se recuperam depois do susto do temporal
.

Os moradores das localidades atingidas pelo tornado do começo da tarde da terça-feira, 23 de dezembro, ainda estão trabalhando na recuperação dos estragos sofridos. Na Vila Rica, ponto mais afetado pelas chuvas e ventos, o a administração municipal atua com o apoio de uma equipe enviada pela Prefeitura de Bento Gonçalves, com quatro pessoas, e maquinários que ajudam na limpeza de ruas, terrenos, e na retirada de materiais que foram espalhados pelos ventos fortes.
Conforme relatório elaborado pela Secretaria de Habitação e Assistência Social de Farroupilha, o tornado atingiu diretamente 75 pessoas no Município. Na área rural, 34 atingidos são da Vila Rica, sendo cinco pessoas desalojadas mas que foram acolhidas em casas de parentes e amigos, e cinco pessoas na comunidade de São Luiz. Já na área urbana, o bairro mais afetado foi o Imigrante, com 34 pessoas afetadas, e o bairro Monte Verde, com duas pessoas.
Em relação as estruturas de moradias e estabelecimentos comerciais ou prédios públicos, foram 19 residências atingidas, principalmente com destelhamentos, uma empresa danificada, e um mercado, que também ficou danificado. Em prédios públicos, a Escola Municipal José Chesini, que atende 43 alunos da rede municipal de ensino, foi duramente atingida com o destelhamento quase total das instalações, além de alagamentos internos.
- A pesar dos estragos de grande monta, não houve o registro de nenhuma pessoa ferida, como destacou o prefeito Jonas Tomazini.
“A mobilização de nossas equipes foi da busca e atendimento por feridos, o que não ocorreu. Nosso segundo passo foi avaliar os estragos e iniciar o primeiro atendimento, como a liberação de ruas, cobertura das casas e o contato com empresas prestadoras de serviços para o reestabelecimento de energia e água, por exemplo. Seguimos trabalhando, agora com avaliação das estruturas para podermos iniciar, o quanto antes, a reconstrução do que foi danificado”, disse.
- Ainda na quarta-feira, foi publicado no Diário Oficial do Município, o Decreto nº 7.782, que declara Situação de Emergência nas áreas do Município atingidas pelo evento climático extremo que provocou danos materiais, prejuízos econômicos e sociais.
Com a decretação da Situação de Emergência, a Prefeitura fica autorizada a mobilizar todos os órgãos municipais, sob coordenação da Defesa Civil, para ações de resposta, assistência à população afetada, reabilitação das áreas atingidas e reconstrução de estruturas danificadas. O decreto também permite a dispensa de licitação para aquisições e serviços necessários ao enfrentamento da situação, garantindo maior agilidade nas intervenções.
- A medida tem validade até 30 de abril de 2026, ou enquanto perdurarem os efeitos do desastre, reforçando o compromisso do Município em minimizar os impactos e assegurar o atendimento às famílias atingidas, especialmente na comunidade de Vila Rica.
