O FARROUPILHA – EDIÇÃO 2.500: Pedro Pedrozo – Prefeito em 2020

A cidade nas páginas do O Farroupilha – 2500 edições!
Pelos registros nas páginas deste impresso, a cidade que fomos e aquela que gostaríamos de ser, segundo a visão de quem fez e faz história.

Claudia Iembo
claudia@ofarroupilha.com.br
.
Iniciando um ano que vai colocar ainda mais em evidência a política no nosso país, questionamos ex-prefeitos e o atual prefeito de Farroupilha sobre qual a edição entre as 2499 do O Farroupilha que mais tenha marcado a memória de cada um, assim como o que gostariam de ver na capa do jornal, que em 2026 completa 45 anos!
Pela herança registrada nas páginas do O Farroupilha, a projeção do horizonte, segundo as visões de quem já conduziu – e está conduzindo – os rumos do município, cada um à sua maneira, olhando para trás para compreender e para frente para transformar.
E nós, claro, reportando tudo para que sirva de aprendizado e identidade cultural para quem há de chegar.

Pedro Pedrozo
Prefeito em 2020

“Teve uma edição que publicou o decreto do dia 19 de março de 2020 e para mim – por ser um momento delicado, já que experimentávamos a chegada de algo que foi avassalador no mundo inteiro, a pandemia, – foi a mais importante do meu período.
Naquela época, eu tinha assumido o governo interinamente, no meio daquela confusão de impeachment e não impeachment, no mês de março, e veio um rapaz da Inglaterra para a Linha Jansen que havia testado positivo para a Covid-19. Nós não sabíamos como agir porque a pandemia não havia chegado definitivamente, mas chamei o procurador do município, o doutor Valdecir e alguns médicos, decidindo que iríamos paralisar a Vila Jansen porque tínhamos a primeira pessoa infectada no nosso município. Tínhamos a cautela de não deixar essa pessoa se movimentar muito para que não houvesse o risco de infectar uma localidade inteira. Então, a medida mais acertada, nos pareceu, na época, era que parassem as atividades daquele local e que a gente pudesse entender qual era a gravidade do problema que se avizinhava e que marcou o mundo todo.


A manchete que gostaria de ver:

NOVO CONTRATO GARANTE
ÁGUA PARA TODOS
EM FARROUPILHA

Nos últimos 20 anos a nossa cidade vem sofrendo com um contrato mal feito com a empresa Corsan e agora com a nova gestora da Corsan. Refazer este contrato nos mesmos moldes só vai nos prejudicar, por muitas gerações! Gostaria muito de ver uma edição que mostrasse: um estudo sério no nosso município, elencando tudo que é preciso para garantir o fornecimento de água nos próximos 50 anos, porque a água é um bem finito e o anúncio de uma licitação para uma nova empresa que pudesse, através desse contrato bem-feito, com prazos de execução, cumprir o cuidado com a água em nossa cidade. ”