Prefeitos integram grupo de trabalho para melhorar saúde na Serra

Equipe, criada com apoio do Corede Serra, conta também com secretários municipais e membros do Cosems

Com o apoio do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra), prefeitos de quatro municípios da microrregião de Veranópolis integram um grupo de trabalho com o intuito de melhorar o atendimento em saúde em 15 cidades daquela região. A equipe foi formada na semana passada, após reunião em Bento Gonçalves, ocorrida entre prefeitos e a Comissão Intergestores Regional (CIR) da Região do Basalto e Uva e Vinho, vinculada à 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (5ª CRS), para tratar da falta de leitos nos hospitais de referência da Serra.

  • Fazem parte do grupo os prefeitos de:
  • Veranópolis, Cristiano Dal Pai
  • Fagundes Varela, Nelton Conte
  • Paraí, Gilberto Zanotto
  • Nova Prata, Umberto Carnevalli.
  • Junto com eles, os secretários municipais de Saúde estão empenhados na busca por soluções que amenizem o atual cenário.

Atualmene, mesmo com a compra de serviços hospitalares em unidades de referência, como Bento Gonçalves e Caxias do Sul, não há garantia de internação. Essa falta de leitos, tanto comuns quanto nas unidades de tratamento intensivo UTI, tem provocado severo aumento na judicialização de casos para o atendimento dos cidadãos, onerando os cofres municipais. Ao todo, cerca de 150 mil pessoas são impactadas pelo problema.

Nos próximos 30 dias, a equipe vai buscar informações sobre vagas hospitalares, de UTI, equipes técnicas disponíveis e infraestrutura, de leitos, de equipes médicas e de enfermagem, coerentes com as exigências do SUS. Depois, o grupo voltará a se reunir com encontros ao longo de 90 dias a fim de apresentar um relatório com as deliberações. “Precisamos de soluções imediatas, com diálogo e transparência. Saímos da reunião com uma ponta de esperança, porque existe uma conversa dentro das comissões que foram criadas para buscarmos uma solução em conjunto”, diz o prefeito de Veranópolis, Cristiano Dal Pai

  • O grupo de trabalho também contará com integrantes do governo, responsável pela regulação hospitalar para o direcionamento dos atendimentos de média e alta complexidade. Estarão envolvidos membros dos setores de planejamento e regulação da 5ª CRS, bem como outros componentes designados pelo Corede Serra e pelo Conselho de secretarias municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).