Protagonismo Feminino em Movimento, em Farroupilha
Este foi o tema do 1º Encontro Regional da CDL Mulher, evento que também comemora os dois anos do núcleo

Na quarta-feira, 12 de novembro, o Clube Santa Rita sediou o 1º Encontro Regional da CDL Mulher – “Protagonismo Feminino em Movimento”, um dia de palestras, painéis e integração entre empresárias da região. O evento também marcou os dois anos de atuação da CDL Mulher Farroupilha, reunindo lideranças locais e estaduais.
A coordenadora da CDL Mulher no município, Maria Cleni Lopes Noll, recepcionou as coordenadoras da CDL Mulher RS, de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, que destacaram a importância das ações realizadas pelas entidades e o impacto do movimento feminino no fortalecimento do associativismo.
A programação começou com a palestra “Neuromarketing: seu aliado nas estratégias de vendas”, ministrada por Leila Cristiane Müller. A tarde foi dedicada ao compartilhamento de experiências e histórias inspiradoras, com o painel “Liderança Feminina e Transição de Carreira”, mediado pela advogada Eliane Dal Ponte, e com as convidadas Débora Lunardi, Daniela Mattos e Maria de Lourdes Anselmi.
Cada uma das participantes trouxe ao palco sua trajetória de superação e aprendizado. Débora Lunardi, coordenadora da CDL Mulher RS, relatou os desafios da mudança de profissão, ao deixar de ser professora para se tornar lojista. “Só crescemos se falarmos com pessoas que fizeram mais que nós. O exemplo arrasta”, afirmou.
Diretamente da premiação LIDE Mulher, Maria Anselmi emocionou ao recordar sua caminhada marcada por princípios e valores familiares. “O ser humano quando tem princípios é especial! Eu podia ter sido vítima, mas fui trabalhar e buscar meu espaço”, disse a empresária fundadora da Malharia que leva seu sobrenome e a qual, agora, administra ladeada pelos filhos.
Já a escritora e especialista em neurociência Daniela Mattos resgatou lembranças da infância difícil para mostrar que é possível se tornar protagonista da própria história. “Hoje, eu escolho onde quero estar e com quem quero estar”.”, destacou. Encerrando a programação, a psicóloga, palestrante e mentora de mulheres Eddy Giordani conduziu a palestra “Entre Calar e Dizer: o Nascimento da Própria Voz”
O tema propõe uma reflexão sobre o ritmo acelerado da vida moderna e os papéis assumidos pelas mulheres. “Não pode ser prazeroso estar sobrecarregada. Para dar conta de tudo, o preço que se paga é muito alto. Jogue a capa da mulher-maravilha fora, esse lugar é muito pesado”, recomendou a palestrante e mentora feminina.
O encontro reforçou o propósito da CDL Mulher de valorizar o empreendedorismo feminino e criar espaços de diálogo, aprendizado e fortalecimento entre mulheres que fazem a diferença em suas comunidades.
“Com certeza, outros encontros como este serão realizados, pois todos nós saímos com grandes aprendizados. Estamos muito felizes com a realização deste evento”, concluiu Maria Cleni Lopes Noll.



