Reunião entre poder público, forças de segurança e comunidade promete ações para a recuperação de Vila Rica
.

Uma reunião foi realizada na manha desta quarta-feira, 24 de dezembro, no salão da comunidade de Vila Rica, envolvendo a Prefeitura de Farroupilha, com a presença do prefeito, secretários municipais, a Defesa Civil – Municipal e Estadual, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e demais órgãos de segurança, além da participação de moradores da localidade. O objetivo foi traçar estratégias e ações a serem tomadas após a passagem de um tornado – na tarde desta terça, 23, que causou estragos na região.
Alinhar as ações em conjunto entre todas as forças é uma rápida resposta para a reconstrução das estruturas que foram atingidas, como a Escola Municipal José Chesini, que teve destelhamento quase total e alagamentos internos, além da queda do telhado de aproximadamente 20 residências. Apesar dos estragos, não houve feridos. As famílias que tiveram as casas comprometidas foram acolhidas por parentes e amigos, não havendo registro de desabrigados ou desalojados.
- Em sua fala, o prefeito Jonas Tomazini agradeceu ao apoio prestado pelo governo do Estado, além de afirmar que toda a estrutura da Prefeitura, com suas secretarias, está à disposição da comunidade, e que já se trabalha com na elaboração de um plano de ação.
“Não estamos acostumados com esse tipo de evento, vamos trabalhar, em parte administrativamente, como, por exemplo, um decreto de emergência no Município, o que nos permite buscar recursos para a reconstrução. E também nos locais atingidos, com nossa equipe de engenharia, com a avaliação das estruturas atingidas, como casas e a escola, para que possamos, a partir dessa avaliação, elaborar o melhor plano de ação para a recuperação do que foi destruído”, prometeu o prefeito.
- No começo da noite da terça-feira, 23 de dezembro, o Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul., confirmou a classificação do fenômeno ocorrido como tornado.
- A divulgação ocorreu após análise técnica de imagens e avaliações realizadas por profissionais do Departamento de Gestão de Riscos e do Centro de Monitoramento.
- Os registros aéreos feitos na comunidade evidenciam que os destroços foram lançados em múltiplas direções, característica típica de tornados.
- Segundo os meteorologistas, os ventos ultrapassaram 100 quilômetros por hora, configurando um evento de curta duração, porém de alto impacto.


