Summit Empreender 40+ chega a Porto Alegre para destacar protagonismo de profissionais acima dos 40 anos
Evento posiciona a capital gaúcha como palco para o lançamento de uma iniciativa que transformará, reinventará e fortalecerá a diversidade etária no mercado nacional

Nesta quarta-feira, 29 de outubro, Porto Alegre recebe o lançamento de um movimento que chega ao Brasil para transformar experiências e reposicionar profissionais com mais de 40 anos como protagonistas de um novo ciclo de geração de valor no País. O Summit Empreender 40+, que acontece das 9h30min às 18h30min, no Teatro Bourbon Country, marca o início da consolidação de um ecossistema nacional que será construído a partir do mês de outubro por meio da plataforma Empreender 40 +.
A iniciativa – criada pelo trio Fábio Bernardi, Fabinho Vargas e Fernando Puhlmann – tem por objetivo incentivar e fortalecer a reputação institucional de marcas, produtos e negócios que valorizam a diversidade geracional e torná-las agentes de transformação. O ecossistema de desenvolvimento do empreendedorismo 40+ no Brasil pretende realizar confrarias e grupos de relacionamento profissional, programas de mentorias e capacitação personalizada, podcast e canal no YouTube, publicações de livros especializados, além de eventos como summits, imersões, workshops e treinamentos práticos para desenvolvimento.
“A experiência é o maior ativo de um profissional e, quando transformada em oportunidade, pode impulsionar resultados coletivos para empresas e para o País. Com o aumento da expectativa de vida, os empreendedores 40+ têm a chance de reinventar o conceito de trabalho. Essa geração mantém a economia ativa e serve de inspiração”, diz Fabinho Vargas, CEO do projeto Empreender 40+. Entre os convidados estão Pedro Janot, Jair Kobe, Cris Páz, Aod Cunha, Alice Urbim, Tulio Milman, Fátima Torri, André Foresti, Fábio Bernardi, Lara Piccoli, Michel Couto, Danielle Cosme, Rodrigo Sabiah, Cesar Cidade Dias (CDD), Luciano Potter, Daniel Scola, Fabinho Vargas e Rafael Martins.
Eles compartilharão suas experiências e visões sobre inovação, carreira e reinvenção profissional. A programação do Summit Empreender 40+ inclui painéis, workshops práticos, histórias inspiradoras de reinvenção profissional e amplos espaços de networking, além de encerramento com participação do governador Eduardo Leite. O público esperado de 1000 pessoas pretende reunir profissionais experientes em transição de carreira, executivos em busca de reinvenção, empreendedores iniciantes ou em reestruturação e interessados em capacitação, aprendizado e novas conexões.
“Queremos gerar impacto real, conectar pessoas com histórias e potenciais complementares. Nosso objetivo é construir uma comunidade viva que valorize a trajetória e o conhecimento acumulado desses profissionais e promover uma nova cultura de protagonismo no ecossistema de negócios brasileiro”, afirma Fábio Bernardi, sócio do projeto Empreender 40+. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), até 2050, a população global acima de 60 anos ultrapassará 2 bilhões de pessoas, o dobro em relação a 2020.
No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) projeta que, já em 2030, haverá mais idosos do que crianças e adolescentes. Dados do IBGE mostram, ainda, que o Rio Grande do Sul é o Estado mais idoso do País, com 20,15% da população nesta faixa, sendo a capital uma das 10 cidades grandes com a população mais idosa do Brasil. Essa transição demográfica impõe desafios, mas também abre espaço para oportunidades que redefinem o mercado de trabalho e o empreendedorismo.
O Summit Empreender 40+ surge como resposta a essa revolução silenciosa e traz dados que desafiam estereótipos. Pesquisas da Harvard Business School revelam que a idade média dos fundadores de negócios mais bem-sucedidos é de 40 anos. “Em um mundo que envelhece em ritmo acelerado, o debate ganha relevância. Iniciativas globais sobre empreendedorismo, que medem e analisam os níveis de atividade empreendedora ao redor do mundo, mostram que os negócios iniciados por pessoas acima dos 40 anos têm maior probabilidade de sobrevivência a longo prazo”, afirma Fernando Puhlmann, sócio do projeto Empreender 40+.
- Com a proposta de se tornar um evento anual, o Summit Empreender 40+ é uma iniciativa da Empreender 40+ e os ingressos podem ser adquiridos através do site www.empreender40mais.com.
Para saber
- Quando: 29 de outubro de 2025
- Horário: das 9h30 às 18h30
- Local: Teatro Bourbon Country – Porto Alegre/RS
- Ingressos no link.
Fabinho Vargas
- Empresário, palestrante, escritor e comunicador. Fundador do Tchê Guri, onde foi reconhecido com prêmios como o Grammy Latino e o Top of Mind. É CEO do Escritório Maestro, empresa de soluções em music business, e cofundador do Empreender 40+. Fabinho acredita que quem busca a felicidade encontra soluções pelo caminho.
Fábio Bernardi
- Publicitário, cofundador e co-CEO da HOC – House of Creativity – e cofundador do Empreender 40+. Líder inovador, conecta marcas e pessoas por meio de estratégias criativas e soluções personalizadas. Apaixonado por branding e comunicação.
Fernando Puhlmann
- Sócio-diretor da Cuentos y Circo, atua na interseção entre YouTube, inovação e cultura, ajudando marcas e criadores a construírem relevância e audiência. Antes de se dedicar ao universo digital, esteve à frente da produção de grandes festivais de música e entretenimento, como Planeta Atlântida, MECA Festival, Coca-Cola Vibezone, Universo Alegria e LupaLuna.
Empreender 40+
- O maior ecossistema de empreendedorismo para quem tem mais de 40 anos do Brasil. Nasceu da convicção de que a maturidade profissional é uma vantagem, não um obstáculo. O projeto é um movimento que conecta profissionais experientes, oferecendo ferramentas, conhecimento e uma rede de apoio para transformar trajetórias em novos sucessos empresariais. O ecossistema pretende realizar eventos, programas de imersão, podcast, canal do YouTube, mentorias de capacitação, livros, workshops, confrarias e ativações de networking para criar uma rede de conhecimento, debates e conexões que potencializa a experiência como um ativo e um diferencial no mercado.
Programação
- 8h30min – 9h30min : credenciamento e doações
- 9h30min: Fabinho Vargas – Quando a Bagagem Vira Vantagem
- 10h: Luciano Potter e Cesar Cidade Dias – O Desafio de Mudar o Rumo Depois dos 40 | Mediador : Fernando Puhlmann
- 10h40min: Pedro Janot – Longe é um lugar que não existe
- 11h20min: Cris Paz – 40 é idade, não limite
- Almoço – Sessão de autógrafo do Livro Empreender 40+ – Fabinho Vargas
- 13h30min: Guri de Uruguaiana | Jair Kobe – Do Personagem a Realidade
- 14h: Vinicius Lima, Rodrigo Sabiah, Michel Couto – Empreendedorismo Social Também Gera Lucro
- 14h45min: Fatima Torri – Depois dos 60: o melhor projeto sou eu
- 15h: Fabio Bernardi e Lara Piccoli – Como ser sócios na vida e nos negócios
- 15h30min: Alice Urbin – Um Pé na Porta do Etarismo
- 15h45min: André Foresti – Aprendendo a Repensar
- 16h15min: Rafael Martins: A Inteligência Artificial Engolindo o Mundo
- 16h45min: Tulio Milmann: A Era das Novas Perguntas
- 17h15min: Danielle Cosme – Empreendedorismo Feminino depois dos 40 – As Vantagens
- 17h45min: Daniel Scola – Aluno da Tempestade
- 18h15min: Painel final: Eduardo Leite e Aod Cunha – Por Onde Passa o Desenvolvimento do RS
- Mediador : Oziris Marins
- 18h45min: Encerramento
