25 anos em 60 minutos

Jogo festivo nas Castanheiras marcou as comemorações dos 25 anos do acesso do Brasil de Farroupilha à elite do futebol gaúcho

Renato Dalzochio Jr./Especial

No próximo dia 06 de dezembro completam-se 25 anos da maior conquista do Brasil de Farroupilha em seus 78 anos de história: o título do Campeonato Gaúcho da 1ª Divisão de 1992 (como era chamada na época a Divisão de Acesso), que deu ao clube o direito de disputar a Divisão Especial (como era chamada a elite do futebol gaúcho) a partir de 1993, permanecendo nela até 1999.

Com o objetivo de comemorar e relembrar grandes momentos desta gloriosa conquista, atletas do time de 1992 estiveram no Estádio das Castanheiras no último sábado, dia 19, para uma manhã repleta de festividades e homenagens.

A programação começou as 8h30, com a equipe Sub-14 do Brasil enfrentando o time Lello & Tita Boll de Veranópolis, em partida preliminar. Às 10h a bola rolou no jogo festivo entre Brasil de 1992 e a equipe Amigos do Brasil, time formado por membros da imprensa, autoridades políticas, dirigentes e atuais funcionários do clube (esteve repórter que vos escreve teve o privilégio de disputar a partida e enfrentar os heróis de 1992).

Em 60 minutos de partida (30 para cada lado) o Brasil de 1992 venceu por 3 a 0, com gols de Alexandre Menudo, Ari e Baiano. As homenagens prosseguiram após a partida, com os atletas recebendo da atual direção do Brasil uma medalha simbólica a esta grande conquista, a maior da história do clube Rubro-Verde até os dias atuais.

Durante o evento, atletas, funcionários e diretores da época ainda foram homenageados pela Câmara Municipal de Vereadores. No fim das contas, o que prevaleceu mesmo para todos que participaram e prestigiaram o evento (incluindo aí os torcedores nas arquibancadas) foi a confraternização, rever velhos amigos de 25 anos atrás e dar muitas risadas.