Cooperados da Nova Aliança conhecem experiência em cooperativismo na Argentina
Grupo de associados realizou visitas técnicas em Sunchales, capital argentina do cooperativismo, e Mendoza, a principal região vitivinícola do país
Associados da Cooperativa Nova Aliança conheceram a experiência argentina em cooperativismo e vitivinicultura. As visitas técnicas a entidades e propriedades rurais em cidades nas Províncias de Santa Fé e Mendoza, ocorreram de 1º a 9 de abril.
Em Sunchales, a capital argentina do cooperativismo, o grupo de 38 associados – produtores de Flores da Cunha, Nova Pádua, Caxias do Sul, Farroupilha, Pinto Bandeira e Ipê – conheceu o desenvolvimento cooperativo e a Federação das Cooperativas Escolares de Sunchales e visitou cooperativas e escolas em outras cidades, como Emilia e Ataliva.
De Farroupilha, participaram Jucemar Zanco, Luiz Carlos Busetti Júnior, Rubiane Busetti, Rosemari Cechinato, Marcio Roberto Ferrari, Marli Formalioni, Roberto Carlos Formalioni, Alex Rader e Heleno Facchin.
O roteiro em Sunchales incluiu visitas às seguintes cooperativas escolares: Dr. Reinaldo Rossini Ltda; Cooperativa IDECOOP; Cooperativa Escolar Experiência Jovem e Cooperativa Escolar CEPA.
O grupo também foi recebido pelos gestores do Grupo Sancor Seguros, da Casa Cooperativa Sunchales e pela direção da Cooperativa de Água Potável. A Fundação Grupo Sancor Seguros, com atuação nacional e internacional, desenvolve ações na educação e na promoção de valores cooperativistas e mantém o Programa de Promoção do Cooperativismo Escolar.
Em Mendoza, a principal região vitivinícola da Argentina, com destaque na elaboração de vinhos Malbec, os agricultores conheceram de perto a estruturação e o desenvolvimento do setor, em contato direto com produtores e dirigentes de cooperativas e entidades.
Na visita à Estação Experimental do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), na cidade de Luján, puderam observar aspectos ligados à pesquisa e às tecnologias vitivinícolas. Na Federação das Cooperativas Vitivinícolas da Argentina, a Fecovita, o grupo pode entender melhor sobre a organização cooperativa da Argentina. A Fecovita reúne cinco mil produtores de uvas integrados a 29 cooperativas que elaboram vinhos.
Ainda em Mendoza, os agricultores da Nova Aliança participaram de reunião com o presidente da CONINAGRO – Confederação Intercooperativa Agropecuária, Carlos Iannizzotto.
Santana do
Livramento
No início da viagem, o grupo teve a oportunidade de conhecer a unidade da Nova Aliança em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. No município está instalada uma filial da Cooperativa, na qual são elaborados vinhos finos e espumantes das marcas Cerro da Cruz, Santa Colina e Aliança.
