Centro Cultural Mãe de Deus é entregue à comunidade de Carlos Barbosa e região
Obra contou com patrocínio da Tramontina via Lei Federal de Incentivo à Cultura

A cidade de Carlos Barbosa ganhará um novo espaço cultural que vai ser utilizado por mais de 90 mil habitantes de oito cidades da região. Será inaugurado neste domingo, 14 de dezembro, às 10h, o Centro Cultural Mãe de Deus, resultado de um projeto de reforma e implantação que teve o patrocínio da Tramontina (Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet). Com o apoio da Mitra Diocesana de Caxias do Sul, Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus e Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa, o projeto arquitetônico é assinado por Ângela Bürgel Arquitetura, e o planejamento e gestão ficaram a cargo da Lahtu Sensu Administração Cultural.
Localizado na área central e histórica da cidade, ao lado da Igreja Matriz, o Centro Cultural Mãe de Deus representa um marco no incentivo à cultura local. O projeto cultural teve o aporte financeiro de mais de R$ 11 milhões da Tramontina, valor que destaca o compromisso da empresa com o desenvolvimento social e cultural da comunidade. A iniciativa permitiu a revitalização do espaço, transformando-o em moderno e acessível polo de atividades culturais e artísticas. “Promover a implantação do Centro Cultural Mãe de Deus no município que é berço da nossa marca, é uma ação que reflete o compromisso da Tramontina com a comunidade e o investimento no futuro da região. Entendemos a cultura como essencial para o desenvolvimento humano e social”, diz Ildo Paludo, diretor Conselheiro da Tramontina.
- A partir da inauguração do espaço, o público poderá participar de eventos de música, artes cênicas, artes visuais, literatura, audiovisual e festividades tradicionais em um ambiente com infraestrutura qualificada para receber produções culturais locais, regionais, nacionais e até internacionais de pequeno, médio e grande porte.
O novo Centro Cultural Mãe de Deus oferece estrutura completa para receber eventos e manifestações artísticas, totalizando 2.138,83 metros quadrados de área construída. A infraestrutura inclui um salão multiuso com tratamento acústico, palco com vestimenta cênica completa e piso adequado para apresentações. O espaço conta ainda com recepção e sala de exposições com mobiliário e iluminação adequadas, e um mezanino com acessibilidade e sanitários PCD. Para o suporte técnico, foram instalados cabine de som e luz, equipamentos de projeção (incluindo dois telões), sonorização e iluminação. A acessibilidade é para público, artistas e colaboradores por meio de elevador que leva aos camarins e palco.
Para saber
- O projeto incluiu a reforma dos camarins, bilheteria e chapelaria, a construção de três depósitos para cenários e equipamentos e a reforma do refeitório e cozinha, que agora podem atender eventos comunitários e festivais gastronômicos.
Serviço
- O que: Inauguração do Centro Cultural Mãe de Deus
- Onde: Rua Prefeito José Chies, 193 – Praça Matriz – Carlos Barbosa.
- Quando: 14 de dezembro (domingo) às 10h
