Chamán Films realiza mentoria gratuita sobre documentários
Ação falará sobre Direção de Arte e Design de Som no processo criativo do longa “Nacho 07:16:39”

A produtora caxiense Chamán Films promove neste sábado, 1º de novembro, nova edição da mentoria presencial e gratuita voltada ao desenvolvimento de projetos de documentário, no Ponto de Cultura NAV – Núcleo Audiovisual, junto à Biblioteca Parque da Fundação Marcopolo (Rua Pinheiro Machado, 410, Bairro Nossa Senhora de Lourdes).
A atividade, destinada a profissionais, estudantes de audiovisual e pessoas interessadas, é uma contrapartida cultural do documentário “Nacho 07:16:39”, projeto contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo, de Caxias do Sul. Dessa vez, os temas serão Direção de Arte, com a diretora de arte Roberta Tiburri, e Design de Som, com o designer de som Gustavo Foppa.
- O encontro, que acontece a partir das 13h30min, tem inscrições gratuitas pelo site.
Roberta e Gustavo vão compartilhar com o público seus processos criativos e metodologias para a construção da estética visual e sonora do filme. Durante a conversa, eles e o diretor da produtora, Daniel Vargas, apresentarão as etapas e decisões que definiram a linguagem do documentário ao longo do último ano de desenvolvimento.

Para saber
Mentorias para Desenvolvimento de Documentários – Case “Nacho 07:16:39”
- Dia: 1º de novembro (sábado)
- Horário: das 13h30min às 17h
- Local: Ponto de Cultura NAV – Biblioteca Parque da Fundação Marcopolo
- Modalidades: Direção de Arte (Roberta Tiburri) e Design de Som (Gustavo Foppa)
- Gratuito – Presencial – Vagas limitadas
- Inscrições gratuitas no link.
- Contato: chamanfilms.productor@gmail.com
- Voltada a profissionais, estudantes e interessados em compreender a criação de um documentário autoral de longa-metragem, a mentoria propõe um olhar prático sobre o trabalho coletivo envolvido na realização cinematográfica.
O “Nacho 07:16:39”
Dirigido por Daniel Vargas, o documentãrio de longa-metragem “Nacho 07:16:39” aborda a história do pai do cineasta, que faleceu no atentado ao voo Avianca 203, na Colômbia, em 1989. A partir de arquivos pessoais, vídeo-cartas e depoimentos de amigos e familiares, o filme constrói uma narrativa íntima e poética sobre memória, amor e vida. Com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2026, a obra é realizada pela Chamán Films com financiamento da Lei Paulo Gustavo, de Caxias do Sul.
