Ciclone extratropical provoca novos desabamentos na plataforma de Atlântida, no Litoral Norte
.

O ciclone extratropical que assolou o Estado neste início de semana semana causou a queda de mais duas partes da plataforma de Atlântida. Agora restam somente os 150 metros iniciais da estrutura. As quedas foram provocadas pela maré alta, consequência dos fortes ventos. Caíram os 25 metros finais da plataforma, na chegada ao restaurante, e todo o braço norte, com cerca de 80 metros, incluindo o local onde ficava o restaurante. O píer está interditado desde 2023.
De acordo com a prefeitura de Xangri-Lá, o risco de desabamento dos trechos já havia sido apontado em um laudo técnico elaborado a partir de estudos feitos pelo Laboratório de Ensaios de Modelos Estruturais (Leme), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em junho deste ano. A parte da plataforma que restou, entretanto, não está condenada. Os fortes ventos que iniciaram ainda na madrugada de ontem deixaram o Rio Grande do Sul nesta terça-feira, 29 de julho.
- O colunista e fotógrafo Beto Rodrigues, que mora no litoral, fez uma série de fotos sobre os estragos causados em Capão da Canoa e Xangri-Lá. Confira as imagens:










