Com o Educamais, Simplás forma 180 jovens para o mercado de trabalho

Projeto foi trabalhado com adolescentes de 13 e 14 anos da rede pública de ensino de Caxias do Sul e Farroupilha, com o objetivo de prepará-los para o mercado profissional

O Sindicato Patronal das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), comemora mais um marco para o desenvolvimento social e industrial da região. No dia 3 de dezembro, no auditório da Câmara da Industria e Comércio de Caxias do Sul (CIC), 180 jovens, de 13 e 14 anos e da rede pública de ensino, receberam o diploma do projeto Educamais, uma iniciativa de formação inicial para jovens na Serra Gaúcha.

O Educamais foi criado para aproximar adolescentes das demandas reais da indústria moderna, com aulas teóricas, atividades práticas, experiências em laboratório e visitas técnicas, conectando educação, tecnologia e responsabilidade socioambiental. Foram 10 turmas de diferentes instituições, duas de Farroupilha: EMEF Ilza Molina Martins e EMEF Nossa Senhora Medianeira. Os alunos tiveram contato com temas estratégicos para o setor plástico e para a mobilidade do futuro: reciclagem, pensamento circular, propriedades dos polímeros, moldagem por injeção, empreendedorismo, competências socioemocionais e inovação aplicada.

“Estamos preparando talentos para um mercado que exige curiosidade, responsabilidade e visão de futuro. O Educamais é uma semente que plantamos em parceria com instituições sérias e alinhadas com o propósito do Simplás. Os frutos serão colhidos pela sociedade, pelas empresas e por esses jovens que, agora, enxergam novas possibilidades de carreira”, enfatizou Claudio Meneghel, presidente do Simplás, entidade que se uniu ao Instituto Elisabetha Randon (IER) para formar também adolescentes do Programa Florescer.

  • Para 2026, a projeção é de expansão e fortalecimento do Educamais. Segundo Meneghel, o programa deve alcançar ainda mais jovens e novos municípios.
  • A ação é realizada com apoio das prefeituras de Caxias do Sul e Farroupilha, Fiergs/Unisind, Sebrae, Senai, IFRS – Campus Farroupilha e Sicredi.