Confirmado: sucesso faz a Electric Move voltar daqui a dois anos
Feira que apresentou tendências em mobilidade elétrica, descarbonização e transição energética terminou sábado

A 3ª Electric Move – Feira de Mobilidade Elétrica, Descarbonização e Transição Energética, organizada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), retornará de 7 a 9 de abril de 2027. E o evento terá nova identidade: passará a se chamar ENOVA – Feira de Tecnologia, Mobilidade Sustentável e Eficiência Energética, para acompanhar a sua evolução e o foco na transição energética global, eficiência, inovação e tecnologia. Encerrada neste sábado, no Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, a Feira resultou em R$ 2,5 milhão em negócios e contou com a participação de mais de 3 mil profissionais do setor na programação de palestras e encontros.
O evento apresentou o que vem sendo feito nesta área, exemplos de modelos mais sustentáveis que vão moldar o futuro da indústria e trazer novas possibilidades de negócios. A Feira mostrou ao público tecnologias e inovações como a primeira empilhadeira movida a hidrogênio verde do mercado e com zero emissão de carbono. Quem esteve no evento, promovido de 6 a 8 de novembro, pôde também fazer test drive em carro, patinete e empilhadeira movidos a eletricidade.
“A Feira foi um sucesso, recebemos visitantes e indústrias para debater o tema da descarbonização e da transição energética e olhar as oportunidades do setor da mobilidade elétrica”, avalia o presidente do Simecs, Ubiratã Rezler. “O Simecs assumiu esse compromisso de realização do evento a partir desta terceira edição. E agora, a entidade já começa os preparativos à próxima, que estará sob nova identidade e mais alinhada aos grandes temas para essa transformação do setor produtivo e para uma maior competitividade”, acrescenta.
- Outro atrativo foi a rodada de negócios da Electric Move Brasil 2025, que reuniu seis grandes empresas âncoras — Frasle, Inova Matrizes, Randon, Marcopolo, Tramontina e Voestalpine — em mais de 50 reuniões com fornecedores qualificados.
Na programação, uma série de palestras trouxe as principais novidades do setor, como o Fórum de Transição Energética e Descarbonização, que apresentou, no primeiro dia, exemplos da redução da pegada de carbono em produtos e processos industriais e do uso de combustíveis alternativos. O encontro reuniu líderes industriais para mostrar soluções concretas em produtos, sistemas e logística, em dois paineis e em cases das empresas Randoncorp, ArcelorMittal (Aços Planos — América do Sul), Tramontina, Instituto Senai, Marcopolo, Agrale e Arrow Mobility.
- No dia 7, a programação incluiu o Simpósio de Mobilidade – SAE Brasil com palestras e painéis e trouxe exemplos da utilização de frotas de ônibus elétricos e outras possibilidades de recursos tecnológicos, tornando o transporte mais sustentável. O dia foi finalizado com a Rodada de Negócios, a cargo do Sebrae.
O último dia da Feira foi de palestras e apresentação de cases na Jornada da Sustentabilidade, uma ação do Projeto Empreender, da Microempa, junto à Electric Move. A primeira palestra teve como tema Jornada da Sustentabilidade: como gerar impacto positivo e valor para o seu negócio, com apresentação da doutora em Engenharia Ambiental e especialista em ESG e Gestão de Negócios Joice Pinho Maciel. A palestrante falou sobre práticas de ESG e explicou a importância de implementar atividades sustentáveis, trazendo redução de custos, atração de clientes, melhora da reputação da marca, retenção de talentos, acesso a oportunidades e gestão de riscos.
Em seguida, o assunto foi Sustentabilidade na prática: do custo ao valor estratégico, com a engenheira ambiental e de segurança do trabalho Jenice Ferreira dos Santos. Ela abordou por onde o micro e pequeno empreendedor deve iniciar sua busca por sustentabilidade, ao conhecer e compreender como se conectar ao seu processo para, depois, implementar mudanças práticas e mensuráveis. Após, o público conheceu três cases de sucesso na área.
Realização
- Frasle
- Inova Matrizes
- Randon
- Marcopolo
- Tramontina
Patrocínio
- Agrale
- BRDE
- Marcopolo
- Randoncorp
- Sicredi
Apoio
- Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee)
- Badesul
- Cartrom Embalagens
- Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs)
- Governo do Estado do Rio Grande do Sul
- Grupo Idea Painéis de LED
- Instituto Hélice
- MobiCaxias – Associação Mobilização por Caxias do Sul
- Parque de Eventos da Festa da Uva
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS)




