Encontro em Nova Prata aproxima setores público e privado em busca de soluções regionais
Serra Summit Cidades ocorre dias 9 e 10 de outubro no município da Serra Gaúcha

Apostando no poder das conexões para gerar oportunidades de desenvolvimento, o Serra Summit terá sua segunda edição nos dias 9 e 10 de outubro, em Nova Prata, com o objetivo de inspirar empreendedor es e preparar profissionais para transformar a realidade de seus negócios. Essa mesma inspiração norteia um encontro pensado para promover soluções para o progresso microrregional: o Serra Summit Cidades. Realizado de forma paralela à imersão, o Cidades pretende concretizar alternativas para os principais desafios, já diagnosticados, às cidades da região a partir da troca de experiências com entidades e com a iniciativa privada.
“Fizemos a escuta junto aos representantes públicos dos municípios da região e, a partir daí, detectamos as principais necessidades locais. Foi com o diagnóstico que estruturamos os painéis, que não serão palestras, e a busca por instituições públicas ou privadas e principalmente startups, que tragam para o Serra Summit Cidades soluções capazes de serem colocadas em prática. Tudo isso, pensado regionalmente”, explica a consultora de projetos regenerativos de políticas públicas e curadora do Serra Summit Cidades, Susanna Schwantes.
- A iniciativa reunirá 15 municípios
- André da Rocha
- Guaporé
- Paraí
- Veranópolis
- Vista Alegre do Prata
- Fagundes Varela
- Nova Araçá
- São Jorge
- Serafina Corrêa
- Cotiporã
- Guabiju
- Nova Bassano
- Protásio Alves
- Vila Flores
- Nova Prata (cidade anfitriã)
O objetivo é encontrar inovações regionais, tendo como eixos principais Gestão Inovadora, Turismo e Crescimento Sustentável. Estão programados quatro painéis que acontecerão entre as manhãs e tardes dos dois dias de Serra Summit. Depois das explanações, o espaço estará aberto para a escuta de possibilidades de soluções ao que foi apresentado como desafio pela região.
“Quando falamos a respeito de inovação nos referimos a tudo o que se faz de diferente no dia a dia para garantir maior eficiência humanizada na política pública, pensando nas pessoas. Pode envolver a tecnologia, mas não se restringe a isso. Teremos no Serra Summit Cidades o que chamamos de ‘pitch reverso’, que é a presença de instituições e startups já sabedoras do que os municípios precisam, e apresentam as suas possibilidades de soluções para serem contratadas e colocadas em prática”, explica Susanna.
Em parceria com a Secretaria Estadual de Inovação, ocorre a busca ativa por startups e empresas que tenham interesse em apresentar projetos no Summit Cidades, direcionados ao que será apresentado como desafio regional. Serão acrescentadas, nesta troca de experiências com representantes dos municípios, universidades, órgãos públicos estaduais e de municípios como Porto Alegre, associações de municípios, deputados e cooperativas de crédito.
- Uma construção de soluções que colocará, na prática, a realidade de parcerias entre os setores público e privado. A partir da coleta inicial de dados entre os municípios, foram apontados como maiores gargalos na região a infraestrutura de transporte, desde estradas até linhas de ônibus, trens ou aeroportos, e a necessidade de parcerias com o setor privado para a gestão de espaços públicos com alto potencial turístico e sustentável.
Com 25 anos de experiência em gestão pública e consultorias nesta área, Susanna Schwantes explica que a ideia é formar, a partir do Serra Summit Cidades, uma comissão permanente dedicada a políticas públicas regionais. “Pensar regionalmente é fundamental, porque são municípios que, muitas vezes, financeiramente não teriam condições de resolver esses desafios isoladamente. Compartilhando culturas, expertises e um território criativo regional, a possibilidade de transformarmos a proposta deste encontro em política pública permanente é muito maior”, valoriza a curadora do evento.
Para saber
- O que: Serra Summit Cidades
- Quando: 9 e 10 de outubro, das 8h30min às 20h
- Onde: Nova Prata (Sociedade Grêmio Pratense)
- Informações no link
- Fone/whats 54 9666-0629 / 54 9 9705.9104
- Inscrições gratuitas no link
Serra Summit reforça conexões
A segunda edição do Serra Summit, em Nova Prata, tem o objetivo de transformar conexões em crescimento. Entre os 14 palestrantes confirmados estão o economista Paulo Guedes, ex-ministro da Economia no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, além do diretor de relações institucionais da Randoncorp, Juarez Piccinini, o presidente do Grupo Dall’Onder, Tarcísio Michelon, e a primeira milionária brasileira, Clemilda Thomé.
No fio condutor das conexões propostas nesta edição do Serra Summit estão as quatro forças do empreendedorismo: a energia da transformação, com palestras, cases e estratégias para o crescimento; ideias que conectam, com muito networking para a geração de novos negócios; a base para construir o futuro, com dicas sobre o planejamento financeiro e gestão estratégica; inovação contínua, com a apresentação de tendências e soluções regenerativas para o empreendedor do amanhã.
Mais informações podem ser obtidas pelo site ou pelo fone/whats 54 9666-0629. O Serra Summit 2025 é uma realização de Plena Gestão de Eventos e Serra Summit, com Patrocínio Master do Município de Nova Prata; Autopratense; MGA; Vipal Borrachas;Adyl Telecom e Sicredi. Parceiros: Naveo e Super Cafés De Coffee; Apoio: Atuaserra; AbradiRS; Compratri; GP; CDL Nova Prata; CDL Jovem; CIC Nova Prata; Sindilojas Regional Nova Prata; Media Partner: Jovem Pan Serra Gaúcha
Saiba mais
- O que: Serra Summit
- Quando: 9 e 10 de outubro, das 14h às 20h
- Onde: Nova Prata (Sociedade Grêmio Pratense)
- Informações: serrasummit.com.br ou fone/whats 54 9666-0629
- Vendas: pelo Sympla no link
