Espumante brasileiro se reinventa para ganhar espaço no verão e conquistar novos consumidores

Campanha do Consevitis-RS acompanha movimentos das vinícolas, como produtos mais leves, versões sem álcool e embalagens práticas

Com volumes consistentes de comercialização nos últimos anos, o espumante brasileiro passa por um momento de transformação que impulsiona novas estratégias de mercado. Em 2023, foram comercializados quase 20 milhões de litros de espumantes no País (exceto moscatel). Este, o espumante moscatel, superou 13,5 milhões de litros em 2024, reforçando a ampliação do consumo interno e a diversificação do perfil do consumidor. É nesse contexto que se insere a campanha “Combina com você, combina com o verão”.

Além de reposicionar o espumante brasileiro no imaginário do consumidor, a campanha, do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), dialoga com a evolução do setor vitivinícola e acompanha movimentos para ampliar o consumo da bebida, especialmente durante o verão. De acordo com a gerente de promoção para o mercado interno do Consevitis-RS, Cristina Carniel, o setor tem investido em inovação para atender novos hábitos de consumo.

  • “As vinícolas vêm ofertando produtos mais leves, mais aromáticos, versões sem álcool, além de soluções que facilitam o consumo, como tampas de rosca e opções em lata”, destaca Cristina Carniel.

A linguagem da campanha reforça esse reposicionamento ao recorrer a elementos simples e familiares do cotidiano brasileiro. As peças apresentam referências como o cachorro caramelo, o brigadeiro e o tradicional prato feito, além de vídeos que exploram os sons característicos do verão conectados ao som do espumante sendo aberto. A proposta é associar a bebida a momentos espontâneos, acessíveis e alinhados ao estilo de vida contemporâneo.

Essas transformações ajudam a posicionar o espumante como uma alternativa viável a outras bebidas tradicionalmente consumidas no calor, sem abrir mão da qualidade e da identidade do produto nacional. Para Cristina, a campanha institucional atua como um reforço desse movimento. “O consumo precisa ser descomplicado e se adaptar ao estilo de vida de cada um, reforçando a versatilidade do espumante brasileiro”, afirma a gerente.

  • Outro foco estratégico da campanha é a conquista de novos públicos, especialmente jovens adultos. “É fundamental ampliar a base de consumidores regulares e não apenas para ocasiões especiais. Assim, criaremos a nova geração de apreciadores da bebida”, ressalta Cristina Carniel.

Com forte presença no ambiente digital, a campanha busca alcance nacional e contribui para fortalecer a marca do espumante brasileiro. “Na medida em que reforça a origem e valoriza o produto do País, a campanha também fortalece a vitivinicultura como um todo”, conclui Cristina Carniel. Inserida em um contexto de valorização do produto nacional, a campanha reforça a necessidade do consumo consciente e moderado, alinhado a práticas responsáveis do setor e ao bem-estar do consumidor.