Exportação de espumantes brasileiros cresce quase 30% em valor no primeiro semestre
Projeto setorial Wines of Brazil celebra maior reconhecimento do produto no mercado internacional

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), por meio do projeto setorial Wines of Brazil, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), comemora os dados positivos do setor no primeiro semestre de 2025. No comparativo 2024-2025 para o período, houve um aumento de 29,84% nas exportações de espumantes brasileiros, de US$ 763 mil para US$ 991 mil, além de um aumento de 20,22% nas exportações de vinhos brasileiros, de US$ 3.7 milhão para US$ 4.5 milhão. Também houve aumento de 21,85% nas exportações gerais de vinho e espumante brasileiro, no mesmo comparativo, de US$ 4.5 milhão para US$ 5.4 milhão.
De acordo com o gerente de promoção para o mercado externo do Consevitis-RS, Rafael Romagna, o crescimento nas exportações de espumantes e vinhos brasileiros é um reflexo das ações promocionais do projeto, além do reconhecimento dos rótulos no mercado internacional, que vêm ganhando cada vez mais premiações, e do investimento das vinícolas. Até o momento, o Brasil exporta produtos vitivinícolas para 48 países, sendo que 84% das vinícolas exportadoras de espumantes em 2025 pertencem ao Wines of Brazil. “Temos papel fundamental nos resultados, já que boa parte das ações tem como objetivo o aumento das exportações com foco no B2B. Algumas empresas nos relatam que mais da metade dos resultados vem das ações organizadas pelo projeto”, acrescenta.
O Projeto Imagem, que proporciona imersões em vista a educar jornalistas sobre os vinhos brasileiros, teve como foco as regiões Sudeste e Nordeste no início do segundo semestre. Além de influencers e jornalistas brasileiros, contou com a presença de cinco jornalistas internacionais, vindos da Espanha, França, Luxemburgo, Índia e Uruguai. O destaque ficou com a equipe de Tim Atkin, influenciador internacional no setor dos vinhos, que esteve presente com a representante de sua equipe para América do Sul, Gabriela Zimmer. Para Romagna, foi um marco histórico. “A Gabriela ficou encantada com o cenário atual da vitivinicultura brasileira. Trazê-la ao Brasil foi muito significativo pois o interesse no nosso país como produtor tem aumentado”, destaca.
- Entre as atividades proporcionadas, houve masterclass com degustação guiada exclusiva para os jornalistas internacionais, visitas técnicas nas empresas e vinhedos das vinícolas Góes (São Paulo), Terranova (Bahia) e Garziera, Rio Sol e Timbaúba (Pernambuco), essa última com foco no suco de uva 100%, além de experiências enogastronômicas com comida típica do sertão nordestino.
O Wines of Brazil contará com um espaço exclusivo na Prowine São Paulo, maior e principal feira profissional de vinhos e destilados das Américas, que ocorre de 30 de setembro a 2 de outubro de 2025 na capital paulista. A partir do Projeto Comprador, cinco compradores internacionais realizarão visitas técnicas e rodadas de negócios internacionais com as mais de 15 vinícolas brasileiras inscritas para participar da feira. Na edição de 2024, a perspectiva de negócios durante a ação foi de US$ 727 mil e de US$ 1.5 milhão para os 12 meses seguintes.

