Fenavinho apresenta candidatas à corte histórica dos 60 anos
Total de 12 mulheres iniciam jornada para representar a festa que celebrará, em 2027, seis décadas de tradição e cultura

A tradição, a cultura e o orgulho de Bento Gonçalves ganham novos rostos e histórias com a apresentação das candidatas à escolha da corte da Fenavinho 2027. São 12 as postulantes ao título de Imperatriz do Vinho: Alana Foresti, Bianca Moraes Dall Agnol, Carina Tomasi, Cristina Corrêa Todeschini, Eduarda Ferreira, Fernanda Galiazzi Cobalchini, Francisca Chiamenti, Jéssica Bellé, Luisa Arioli Tomasi, Natália Pavan da Rosa, Rafaela Cristina Tonet Zimieski e Thaís Bernardi Gonçalves.
Neste ano, a seleção ganha um significado extra: as três jovens escolhidas irão compor a corte que representará os 60 anos da Fenavinho, marco histórico de um dos mais importantes festejos da cultura italiana e do vinho no País. A escolha da imperatriz e das damas de honra ocorre no dia 8 de junho de 2026, em plena realização da 21ª Fenavinho, que acontece concomitantemente à 34ª ExpoBento, no Parque de Eventos.
Com idades entre 22 e 35 anos, as candidatas representam empresas, entidades e organizações que refletem a diversidade e a força da comunidade bento-gonçalvense. A partir de agora, as meninas darão início a uma jornada de preparação. A programação inclui atividades formativas sobre a história da Fenavinho e de Bento Gonçalves, visitas a pontos turísticos e históricos, além de orientações de postura, comunicação e etiqueta, a fim de se tornarem embaixadoras da cultura, hospitalidade e tradições locais.
Ao longo dos próximos meses cada candidata terá oportunidade de aprofundar a conexão com a história e com as pessoas que fazem de Bento Gonçalves a Capital Brasileira do Vinho. O processo valoriza conhecimento, engajamento e representatividade, um legado que evidencia a força da vitivinicultura, das famílias e identidade do Município.
“A corte da Fenavinho é um dos maiores símbolos da nossa festa, porque representa a essência daquilo que celebramos: a cultura do vinho, a força das famílias e o orgulho pelas nossas origens. As soberanas levam adiante nossa história, nossa hospitalidade e o sentimento de pertencimento que faz essa celebração ser tão especial para toda a comunidade”, atesta a coordenadora da 21ª Fenavinho, Ana Possamai.
A corte eleita será responsável por levar adiante o espírito da Fenavinho, divulgando a festa e reforçando valores como tradição, acolhimento e orgulho pelas origens. Em um ano que definirá a corte da festa que celebrará seis décadas de história em 2027, a escolha ganha ainda mais emoção, simbolizando a união entre passado, presente e futuro de um dos eventos mais queridos da Serra Gaúcha.
As candidatas
- Alana Foresti, 30 anos: Ludfor Energia
- Bianca Moraes Dall Agnol, 27 anos: OAB Bento Gonçalves
- Carina Tomasi, 35 anos: Haras Recanto do Gaúcho
- Cristina Corrêa Todeschini, 31 anos: Caneva Fonda Vinhos Finos
- Eduarda Ferreira, 22 anos: SEGH Uva e Vinho
- Fernanda Galiazzi Cobalchini, 24 anos: AEARV
- Francisca Chiamenti, 31 anos: Rede Dall’Onder e Bento e Região Convention & Visitors Bureau
- Jéssica Bellé, 25 anos: Vale do Buratti e Cooperativa Vinícola Aurora
- Luisa Arioli Tomasi, 23 anos: Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves
- Natália Pavan da Rosa, 33 anos: Sindicato dos Trabalhadores Rurais
- Rafaela Cristina Tonet Zimieski, 32 anos: Grupo de Voluntários Pé na Lama
- Thaís Bernardi Gonçalves, 32 anos: Construtora Loppiano e Lar do Ancião
