O Grande Espetáculo de Natal traz clima de magia no centro de Caxias do Sul

Apresentações gratuitas inspiram público a revisitar o brilho da infância

A nona edição do já tradicional O Grande Espetáculo de Natal volta a ocupar o centro de Caxias do Sul com duas apresentações gratuitas ao ar livre para festejar a temporada natalina da cidade. Os eventos serão no próximo sábado, dia 29 de novembro, e no domingo, 30 de novembro, em frente à Casa Magnabosco, no coração da cidade. O início está marcado para às 20h, mas a orientação é chegar mais cedo para garantir um bom lugar. Serão 2.500 cadeiras disponíveis aos presentes.

Esse ano, o tema mergulha no universo de Peter Pan, um convite para acreditar na fantasia, manter o brilho da infância e voar um pouco acima da rotina. Segundo a diretora executiva e gestora cultural Cali Troian, a escolha do tema tem relação com o momento atual em que a magia se faz cada vez mais necessária. “As pessoas entraram no modo automático, então é preciso resgatar a capacidade de imaginar, de brincar, de sonhar e de se encantar com as pequenas coisas. Queremos proporcionar a sensação de travessia para um lugar onde tudo é possível e o encantamento não depende da idade”, diz ela.

Para garantir a segurança, a fluidez do tráfego e a adequada montagem do evento, desde o domingo que passou, 23 de novembro, a prefeitura optou pelo bloqueio das vagas de estacionamento na Rua Sinimbu, em frente à Catedral Diocesana, como também do passeio público em frente à Casa Magnabosco e do acesso da Rua Dr. Montaury para a Rua Sinimbu. Durante o ensaio geral, na sexta-feira que vem, dia 28 de novembro, haverá bloqueio do trânsito de acesso à Rua Sinimbu a partir da Rua Visconde de Pelotas a partir das 19h. 

  • Nos dias do espetáculo, todas as vagas de estacionamento da Rua Dr. Montaury, (entre a Rua Sinimbu e a Rua Os 18 do Forte) estarão bloqueadas, além do bloqueio total do acesso à Rua Sinimbu a partir da Rua Visconde de Pelotas, e bloqueio total da Rua Dr. Montaury até o final do domingo, dia 30.

O evento foi planejado para garantir acessibilidade desde a chegada do público. Durante o período em que as arquibancadas estiverem montadas, haverá sinalização específica, com fitas ou cavaletes posicionados sobre o piso tátil, tanto pelo acesso da Rua Dr. Montaury quanto da Rua Marquês do Herval, para orientar com segurança as pessoas com deficiência visual. “Trabalhamos de forma a interferir o mínimo possível na acessibilidade. A partir do dia 23 de novembro a área central terá intervenções e bloqueios pontuais”, explica Cali.

A travessia dos pedestres precisará ser feita pela praça, em virtude da montagem das estruturas. Não haverá bloqueio das rampas de acesso às calçadas, mas será necessário fazer uma adaptação quanto ao piso tátil. Na impossibilidade de aplicá-lo temporariamente nas pedras portuguesas da praça, vai ser feito alinhamento com o Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência para que a travessia mais segura das pessoas com deficiência visual seja feita pela Av. Júlio de Castilhos, segundo a gestora.

A abertura do evento contará com audiodescrição disponível, além da presença de intérprete de libras e de espaço reservado para pessoas com deficiência (PcD) com acompanhante, por ordem de chegada. Também, na Rua Sinimbu, haverá um espaço de alimentação, com algodão-doce, pipoca e bebidas, entre outros. A apresentação do Coro da Unimed, parceiro desde a primeira edição do evento, terá canções tradicionais que prometem emocionar os presentes.

O repertório

  • – Abertura com “Glory” e “Surgem Anjos” (músicas tradicionais inglesas com arranjo de Lloyd Larson)
  • – “Descompasso” (Rosemeri Venturin – Maestrina do grupo)
  • – “When Christmas Comes To Town” (“Eu quero acreditar” – composição Alan Silvestri e Glen Ballard, arranjo de Ivan Montanha)
  • – “This is Christmas Love” (arranjo de Mary MacDonald)
  • – “Christmas Angels” (música de Jonas Myrian e Michael W. Smith, com arranjo de Ivan Montanha)
  • – “We Wish You a Merry Christmas” (música tradicional inglesa, com arranjo de John Rutter)
  • – “Divano” – ERA (composição de Eric Levi com arranjo de Ivan Montanha)
  • – Pout pourri: “Jesus is Born Tonight” e “Adeste Fidelis” (canções tradicionais de Natal, com arranjo de Lloyd Larson)
  • Encerramento: “Jingle Bells” (instrumental)
  • Em caso de chuva, a programação do dia será cancelada.
  • As atualizações podem ser acompanhadas pelas redes sociais oficiais do evento.

O Grande Espetáculo de Natal é um oferecimento de Lojas Magnabosco e Unimed Serra Gaúcha. O planejamento cultural e a produção é assinado por Cali Gestão Cultural, tendo a realização e o financiamento do Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul – Procultura RS e Secretaria Municipal da Cultura.

O evento conta com o patrocínio de Hyva, Randoncorp, Meincol, Voestalpine, Mebrafe, Supermercados Andreazza, Alternativa Componentes, Sicredi Pioneira, Orquídea, CSG, Fiat – DF Sul, Dallas Decorações, Pettenati e Eaton Brasil. Apoio de Marcopolo e Pisani e apoio institucional de Instituto Elisabetha Randon.

9º O Grande Espetáculo de Natal

  • Dias: sábado, dia 29 de novembro, e domingo, dia 30 de novembro
  • Horário: 20h
  • Local: Casa Magnabosco, em Caxias do Sul
  • Evento grauito