Seleção de Vinhos da variedade BRS Lorena revela destaques nacionais

Premiação valoriza qualidade e diversidade de rótulos elaborados com a uva brasileira

A entrega das medalhas e certificados da 1ª Seleção de Vinhos BRS Lorena foi uma grande festa. Não apenas para destacar as conquistas das 28 amostras selecionadas entre 79 inscritas, mas sim uma comemoração ao resultado da pesquisa brasileira e da confiança e aposta dos produtores em produzir e valorizar essa cultivar brasileira. A solenidade ocorreu na noite do dia 5 de dezembro no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves.

A premiação evidenciou a qualidade dos produtos elaborados com a BRS Lorena em diferentes regiões, já que os vencedores vêm desde tradicionais territórios vitivinícolas da Serra Gaúcha – Farroupilha, Garibaldi, Caxias do Sul e Flores da Cunha – até novos polos produtores como Francisco Beltrão (Paraná), Iraceminha (Santa Catarina), Grão Mogol (Minas Gerais) e São Roque (São Paulo), confirmando a versatilidade e o potencial de expansão da cultivar desenvolvida pela Embrapa no âmbito do Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil”.

  • Ao todo, foram concedidas 28 medalhas (duas Grande Ouro, 25 Ouro e uma Prata), reconhecendo a excelência e a diversidade de estilos obtidos a partir da variedade.
  • A BRS Lorena apresenta boa produtividade, maior tolerância às doenças fúngicas e um perfil aromático singular.
  • As características têm fortalecido sua presença no campo e nas vinícolas e contribuído para a expansão da produção de vinhos brancos de alta qualidade no país.

“A iniciativa é um reconhecimento público da qualidade, da identidade e do potencial enológico que a BRS Lorena conquistou ao longo dos anos. Com essa ação, a Embrapa Uva e Vinho fortalece um ativo genético com uma inovação promocional, que destaca a diversidade de produção da variedade e aumenta seu prestígio junto aos consumidores”, destaca o pesquisador Mauro Celso Zanus, da Embrapa Uva e Vinho e presidente da Comissão Organizadora da Seleção.

A Seleção

A Seleção de Vinhos da Variedade BRS Lorena teve 79 amostras (vinhos tranquilos, frisantes, espumantes, licorosos e sucos de uva integral) de 51 vinícolas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. A avaliação foi conduzida por 25 degustadores experientes em prova às cegas seguindo critérios técnicos. “Muitos produtos receberam notas altas, mas foi necessário seguir o critério estabelecido e premiamos até 30% dos produtos com maiores notas em cada categoria, conforme o regulamento”, explica Zanus.

“O concurso é uma forma de reconhecer e divulgar a qualidade dos produtos elaborados com a BRS Lorena, uma cultivar que representa ciência, identidade e a qualidade da vitivinicultura brasileira”, destacou Eduardo Piaia, diretor-executivo do Consevitis-RS. “Esse evento é uma oportunidade de homenagear tudo que é feito pelos nossos produtores de uvas e vinhos. É um momento histórico. Mais do que um concurso, é o reconhecimento público da capacidade de inovar e valorizar o que é nosso”, afirmou o diretor.

“A BRS Lorena é um exemplo do que há de melhor na vitivinicultura nacional: com origem, identidade, ciência e paixão. Acreditamos que o futuro do vinho brasileiro passa justamente por essa integração, pelo diálogo de quem pesquisa, quem planta, quem elabora e quem comunica o valor do que produz”, finalizou Piaia. Para a próxima safra, as vinícolas já podem se preparar para a segunda edição da Seleção, conforme anunciou a chefe adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Andrea De Rossi

Em 2026 daremos continuidade a este movimento de valorização das cultivares brasileiras, reafirmando a qualidade e a tipicidade dos nossos vinhos com a 2ª edição da Seleção de Vinhos de BRS Lorena”, anunciou.

Confira os premiados clicando no link.