SEU JORNAL – Dupla premiação para O Farroupilha no Adjori/Banrisul de Jornalismo
Segundo lugar com o caderno “O bicentenário de um legado” e terceiro lugar com a coluna “A ponta do Iceberg”

Uruguaiana sediou, de 5 a 7 de dezembro, a 62ª edição do Congresso dos Jornais do Rio Grande do Sul, promovido pela Associação de Jornais do Interior do Rio Grande do Sul (Adjori/RS). Com o tema ‘Jornalismo em Movimento: liberdade, sustentabilidade, inovação e legalidade’, o evento também realizou o 8º Prêmio Adjori/Banrisul de Jornalismo, na qual o Jornal O Farroupilha conquistou duas premiações: segundo lugar com o caderno “O bicentenário de um legado” e terceiro lugar com a coluna “A ponta do Iceberg”, da jornalista Claudia Iembo.
O presidente da Adjori/RS, Nilson Corrêa, ressaltou a mídia impressa. “O Prêmio Adjori promove o jornalismo do interior do Estado e mostra a qualidade e o talento dos nossos profissionais – o Rio Grande pulsa é no interior, onde vivem 88% dos gaúchos. E nosso Prêmio, com destacado apoio do Banrisul, está evoluindo e agora também destaca a qualidade do jornalismo distribuído pela mídia digital, mas o Impresso ainda é nossa raiz, pois o importante é impresso”.
- O caderno Gente Che Lavora produzido pelo O Farroupilha, não pôde ser inscrito na categoria Caderno Temático (cujo vencedor foi o Jornal Popular, de Nova Prata, com o caderno “Centenário de Nova Prata”) porque circulou como edição independente.
Mídia digital também foi premiada em dias repletos de palestras, workshops e bate-papos sobre temas relevantes para o jornalismo. Além disso, a Adjori-RS foi homenageada com a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa. “Foi destacado aqui o compromisso com a verdade, com a informação, com a ética, com o futuro e com as nossas comunidades. Quando escutamos palavras que contextualizam o nosso trabalho com tanta clareza, conseguimos enxergar a importância do que realizamos”, afirmou Corrêa.
O diretor do O Farroupilha esteve no evento compartilhando e adquirindo mais informações para continuar levando aos leitores um trabalho sério e de qualidade, como tem sido feito há 44 anos – e como atestam as recentes premiações do veículo neste fim de ano: Troféu ARI Serra Gaúcha 2025 para Jorge Bruxel – Jornalista de Veículo Digital/Impresso e primeiro lugar em Excelência Editorial (Reportagem da jornalista Claudia Iembo), no 27º Congresso dos Grupos Regionais de Comunicação do Rio Grande do Sul.

