Silvestrin Frutas completa 34 anos de atividades pelo Brasil

Parceria entre produtores, clientes e profissionais atravessa com a Silvestrin Frutas mais de três décadas de existência

Claudia Iembo
claudia@ofarroupilha.com.br

No dia 17 de fevereiro, a Silvestrin Frutas completou 34 anos. Passado, presente e futuro nas palavras de um dos fundadores, João Fernando Silvestrin, quem sempre esteve à frente da empresa juntamente com seus sócios, fazendo crescer, não apenas os negócios que ultrapassam os limites geográficos do país, mas também os sonhos das pessoas que as unidades da Silvestrin empregam. Isso tudo porque sonhos e trabalho caminham de mãos dadas.

Uma viagem técnica ao Chile, no início dos anos 1990, fez nascer a história. “Percebemos lá a produção de kiwi em abundância. Meu irmão Gervásio, agrônomo, estudou e encontrou que a fruta era originária de uma região da China muito parecida com a nossa — úmida, serrana e montanhosa. Voltamos daquela viagem com a certeza: trabalhar com o kiwi”, conta João Fernando.

Vieram então as primeiras mudas — cerca de 10 mil — plantadas pela própria família e por agricultores parceiros. Logo depois, a primeira carreta de fruta chegou ao mercado regional. “Os clientes gostaram! Nossa ideia era trabalhar somente com o kiwi”, explica o fundador, mas foi justamente a confiança dos compradores que ampliou o horizonte.

“Pelo atendimento, começaram a pedir que trouxéssemos outras frutas também. Foi quando iniciamos a importação, trazendo frutas da Argentina”. Desta forma, nascia ali a transição de Kiwistrin para Silvestrin Frutas — não apenas uma mudança de nome, mas de missão: deixar de comercializar um único produto para assumir o papel de abastecimento.

Na metade da década de 1990 outra ação decisiva foi colocada em prática. “Percebemos que tínhamos algo importante a fazer: levar a fruta regional para mercados além do Rio Grande do Sul.”
A empresa passou então a trabalhar diretamente com produtores locais. Pêssego, caqui, uva, laranja, bergamota e o próprio kiwi passaram a integrar a operação.

“Recebemos, classificamos, armazenamos e enviamos para mercados como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais, Mato Grosso e até Manaus. A Silvestrin cumpre um papel de parceria com os agricultores”, explica João Silvestrin.

  • Com o crescimento, novas lideranças se somaram aos irmãos João, Gervásio e Miguel: em 1997 ingressou Silvio César Zilli; em 2011, Daniel Silvestrin, João Paulo Lazzari e Rafael Somacal.

Hoje, com mais de 800 profissionais, a Silvestrin está entre as três maiores distribuidoras de frutas do Brasil, com mais de 180 variedades sendo entregues a todos os estados do país, somando mais de 85 milhões de quilos de frutas movimentadas anualmente. O avanço trouxe tecnologia: expedição climatizada, frota com controle térmico digital e rede homologada de transportadores para evitar ruptura no ponto de venda.

Ao mesmo tempo, novos setores surgiram dentro da própria operação, como o de frutas embaladas.
“O consumidor busca cada vez mais o produto pronto para o consumo. É um caminho que a Europa já percorreu e que também estamos seguindo”.

Mesmo após décadas, o kiwi — origem de tudo — segue presente, agora com pesquisa e inovação. “Depois da perda de pomares por uma doença, retomamos o plantio com variedades mais resistentes. Temos uma estação experimental e estamos testando kiwi amarelo e vermelho. Acreditamos que pode voltar a ser uma grande oportunidade para a região”, afirma o empresário.

  • A consistência do trabalho rendeu reconhecimento: a empresa foi a primeira do setor no Brasil a receber a certificação OEA e conquistou nove vezes o prêmio Carrinho AGAS como melhor fornecedor de hortifruti do Rio Grande do Sul.

Parceiros produtores, equipes e clientes atravessam com a Silvestrin Frutas as quase quatro décadas — alguns desde o início da atividade. “Essa parceria vem de longe. Temos fornecedores desde o começo e é isso que permite entregar qualidade ao mercado”. Aos 34 anos, a empresa mostra a solidez de uma trajetória construída por pessoas e também por ciclos — como a própria natureza que move o negócio.

Empresas da holding

  • Farroupilha – RS – (Silvestrin Frutas – Matriz, Transportadora Silvestrin e EuroCompany Brasil)
  • Bom Jesus – RS – (cultivo de maçãs)
  • Campestre da Serra – RS – (cultivo de kiwis)
  • Encruzilhada do Sul – RS – (cultivo de kiwis)
  • Monte Bérico – RS – (cultivo de kiwis)
  • Porto Alegre – RS – (CEASA)
  • São José – SC – (CEASA)Brasília – DF – (CD e CEASA)
Os sócios da empresa (esq. p/ dir.) João Paulo Lazzari, Gervásio Silvestrin, João Fernando Silvestrin, Silvio C. Zilli, Miguel O. Silvestrin, Daniel Silvestrin e Rafael Somacal
João Silvestrin se pronunciou no aniversário da empresa
Leandro Motta, coordenador do pomar em Bom Jesus: cuidado com cada maçã cultivada