Simecs completa três anos do projeto Escola do Amanhã

Mais de 1,3 mil jovens passaram pelo programa até agora. Novas turmas se formam neste mês e expansão para outras cidades é uma das metas

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) vai formar novas turmas na Escola do Amanhã, que completa três anos de história e não para de crescer. É um movimento que nasceu em 2023 com o propósito de formar jovens de 14 a 16 anos para vagas na indústria, abrindo novas oportunidades. O resultado deu tão certo, que o programa se expandiu e deve chegar a mais cidades da região em 2026. Em três anos, são mais de 1,3 mil estudantes atendidos.

Neste ano, as formaturas ocorrem no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias (CIC). É o encerramento de todo o aprendizado pelo qual passaram os jovens, que agora conhecem o ambiente industrial e estão mais familiarizados com o mercado de trabalho e preparados para as escolhas profissionais. A Escola do Amanhã tem duas frentes de atuação. Em uma delas, a partir do aprendizado em Introdução à Robótica e Robótica Colaborativa, os adolescentes do Ensino Fundamental preparam-se para ser a base da indústria do futuro e para as novas profissões.

Eles recebem conteúdos sobre introdução à robótica, projetam e criam robôs em impressoras 3D. As aulas são ministradas por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nilo Peçanha e Mecatrônica). Os jovens fazem também visitas guiadas a empresas, em uma imersão prática e contextualizada, e desenvolvem um desafio, vivenciando o dia a dia das indústrias. Além disso, aprendem sobre educação financeira, por meio de parceria com a Sicredi, e recebem informações sobre prevenção à violência e ao uso de drogas, em parceria com as polícias civil e militar. Todas as atividades são desenvolvidas no contraturno da escola.

Expansão do programa

Em outra frente, no Serviço Nacional da Indústria (Sesi) ocorre a formação de professores do Ensino Médio regular na metodologia empregada, a capacitação de mentores das empresas e a participação de alunos do Ensino Médio, que recebem também esse conhecimento. Durante o período escolar regular, os jovens elaboram um projeto e o apresentam para as empresas. Todo o programa Escola do Amanhã é desenvolvido com as prefeituras, escolas da rede pública que disponibiliza, e da Amcham Brasil, que oferece o aprendizado do idioma inglês – básico e intermediário.

“A parceria com instituições e empresas tem sido fundamental para o desenvolvimento desse movimento que auxilia na formação de jovens para a indústria e para a sociedade. A Escola do Amanhã era nosso grande sonho, de preparar os jovens para uma profissão e, ao mesmo tempo, transformar vidas. Fomos gradualmente aumentando a abrangência de escolas e de estudantes”, diz o presidente do Simecs, Ubiratã Rezler. “Com o projeto já consolidado e a partir de recursos obtidos na Consulta Popular em 2025, teremos pela frente o desafio de incluir mais cidades no programa”, acrescenta. Atualmente, abrange Caxias do Sul.

OS RESULTADOS

Em 2025:

  • 12 turmas no Senai Mecatrônica, com mais de 300 alunos
  • Nove Escolas do Ensino Médio, com 310 alunos

Em 2024:

  • Alunos entre 14 e 16 anos, com aulas no Senai
  • 18 turmas de Introdução à Robótica
  • 2 turmas de Robótica Colaborativa (nível II)
  • 417 alunos formados
  • 54 visitas técnicas nas empresas
  • 10 formaturas
  • Professores e alunos das escolas de Ensino Médio a partir de 15 anos, no Sesi
  • 10 escolas
  • 27 professores formados
  • 246 alunos envolvidos
  • 10 visitas técnicas às empresas
  • Visita dos professores ao Instituto Sesi de Formação de Professores (Porto Alegre)

Em 2023:

  • Inicio do projeto-piloto e primeiras turmas com 35 alunos