Soul Duetos Serra Gaúcha movimentou mais de 110 profissionais da cultura

Projeto levou shows gratuitos a cinco cidades da região

Mais de 110 profissionais da cultura participaram da circulação do Soul Duetos Serra Gaúcha, de agosto a outubro, nos municípios de Caxias do Sul, Garibaldi, Veranópolis, Bento Gonçalves e Vila Flores. O número envolve cantores, instrumentistas, técnicos de som e luz, equipes de apoio e produção. No total, o projeto levou 23 shows gratuitos à comunidade, além de debates, oficinas, workshops e exposição fotográfica itinerante.

Para Jorge de Jesus, idealizador do circuito, a primeira edição regional do Soul Duetos trouxe o protagonismo de mulheres na grade de atrações. “Pela primeira vez, o projeto saiu de Caxias do Sul, nossa cidade de origem. Foi tudo novo e com grandes parcerias junto a prefeituras da região, que abraçaram a ideia. Vários artistas jovens se destacaram no palco, como Beili, Feli Dalbosco, Alice Kranen, Oderiê, Anna Perin, Bibiana Petek”, avalia o produtor.

Além dos 23 shows de música, a programação contou com dois painéis intitulados “Produzir Cultura”, que pôs em pauta as diversas etapas da produção cultural, duas oficinas de teatro com a atriz Aline Tanaã e três workshops de bateria com o músico Mateus Bicca Sabbi. Também fizeram parte do circuito exposição com fotos de Tatieli Sperry e curadoria de Liliane Giordano, como ainda peça de Odelta Simonetti e espetáculo de bonecos de Nelson Haas. 

Outro destaque ficou por conta da diversidade de espaços que receberam as atividades. Foram 11 locais em Caxias do Sul (Ponto Coletivo, Centro de Cultura Ordovás e Helen Keller), em Garibaldi (centros culturais ECOA, Didarte e Platô), em Veranópolis (Casa da Cultura e a Rua Coberta), Bento Gonçalves (Fundação Casa das Artes e Rua Coberta) e Vila Flores (Auditório Municipal). “Cada cidade escreveu um capítulo único dessa jornada repleta de arte, diversidade e encontros. “Foram palcos que pulsaram cultura, talentos que se encontraram e um público que fez cada apresentação valer a pena”, comemora o idealizador.

  • O Soul Duetos – Circuito Arte e Música – Serra Gaúcha foi viabilizado com recursos do Edital Sedac nº 32/2024 – PNAB RS – Música, da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Produção: Volume Um Produtora.
  • Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal.
  • Mais informações sobre as atividades são divulgadas no perfil do Instagram @caxiassoulduetosoficial. 

Sobre o Soul Duetos

Realizado pela primeira vez em 2014, sob o nome Caxias Soul Duetos, o circuito teve edições também em 2015, 2017 e 2024. Nesta quinta edição, em 2025, passou a se chamar Soul Duetos Serra Gaúcha, com a inclusão de outras cidades da região. O projeto busca apresentar a renovação da cena musical por meio da ocupação de espaços públicos, da formação de plateia e de parcerias com artistas locais e nacionais. O “Soul”, presente no título, é uma metáfora para o encontro da música com a alma, tendo o palco como ponto de convergência.