Startup gaúcha “Alia Inclui” ganha destaque nacional e reforça movimento por consumo acessível
Solução com inteligência artificial promove autonomia para pessoas cegas ou com dificuldade de leitura e amplia impacto com grandes marcas nacionais

A Alia Inclui, startup de tecnologia com sede em Caxias do Sul, vem obtendo destaque nacional ao transformar o ato de consumir em um gesto de autonomia e inclusão. A empresa, fundada por Tatiana Duarte e Caroline Dall Acua, desenvolveu um aplicativo gratuito que utiliza a câmera do celular para ler códigos de barras e descrever produtos por voz, tornando a experiência de compra e consumo acessível para pessoas cegas, com baixa visão, dislexia, baixa escolaridade ou outras dificuldades de leitura.
Com tecnologia de inteligência artificial (IA) integrada, o aplicativo vai muito além da leitura de rótulos. Seu Leitor de Produtos com IA permite que o usuário converse, literalmente, com os produtos, recebendo respostas em voz natural sobre composição, modo de preparo, armazenamento, advertências e outras informações do rótulo. A IA também é capaz de identificar produtos não cadastrados — ou seja, aqueles que ainda não são “Aliados”.
- A funcionalidade se tornou uma importante alternativa em um cenário em que a maioria dos rótulos não possui braille ou mesmo espaço físico adequado para aplicação.
Reconhecimento nacional
Recentemente, a Alia Inclui ganhou projeção nacional ao firmar parceria com a Nestlé, empresa de alimentos presente em 99% dos lares brasileiros, que adotou a tecnologia para mais de 1.200 produtos de seu portfólio. A ação foi lançada na campanha “Rótulos que Falam”, veiculada durante o programa MasterChef Brasil, ampliando o alcance da pauta de acessibilidade e destacando a startup como referência em inovação social no país.
Além da Nestlé, a Alia Inclui conta com outras empresas aliadas como:
- Unilever
- Casa Valduga
- Salton
- Guimarães Alimentos
- Indústria de Sorvetes Urca
Além destes, outros produtos enxergam na acessibilidade um caminho para fortalecer a relação com o consumidor e gerar impacto social positivo. A startup ainda recebeu apoio e validação da Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência nacional, e em 2023, foi campeã da Batalha de Startups da Gramado Summit, conquistando um investimento de R$ 200 mil. Desde então, segue aprimorando suas soluções e expandindo sua rede de marcas parceiras.
Negócio e propósito
O modelo de negócio da Alia Inclui é baseado em mensalidades proporcionais à quantidade de produtos cadastrados na plataforma. Dessa forma, marcas de diferentes portes podem aderir à iniciativa de forma escalável e sustentável. “Ter a confiança de uma marca do porte da Nestlé significa que o nosso produto, modelo de negócio e gestão foram testados e aprovados sob os mais altos padrões de qualidade, segurança e governança”, destaca Tatiana Duarte, CEO da Alia Inclui.
A Serra Gaúcha, berço da inovação e da cultura empreendedora, foi o ambiente ideal para o surgimento da empresa. A cofundadora Caroline Dall Acua, que tem deficiência visual, trouxe uma perspectiva real sobre as barreiras enfrentadas no dia a dia. Foi desse encontro com Tatiana que nasceu a ideia de criar uma solução capaz de unir tecnologia, empatia e propósito — pilares que formam o próprio nome da startup: Acessibilidade, Liberdade, Inclusão e Autonomia (ALIA).
Funcionalidades
- Leitor de produtos com IA: lê o código de barras e permite “conversar” com o produto, respondendo dúvidas e detalhando informações essenciais.
- Texto rápido: lê em tempo real o que está sendo capturado pela câmera.
- Digitalizador de texto: funciona como um scanner que decodifica e exibe textos na tela, incluindo os manuscritos.
- Descrição por imagem (IA): o usuário pode tirar uma foto ou enviar uma imagem da galeria para receber uma descrição detalhada, feita por inteligência artificial.
Mais informações sobre a atuação da Alia Inclui e sobre como as empresas podem se tornar uma marca comprometida com a inclusão estão disponíveis no site ou pelo e-mail.
