Wines of Brasil fortalece presença no mercado chinês na ProWine Shanghai

País mantém desempenho comercial e aposta em espumantes e bebidas de valor agregado para avançar no mercado asiático

A participação brasileira na ProWine Shanghai 2025 confirmou a importância da China como mercado estratégico para a vitivinicultura nacional. O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), por meio do projeto setorial Wines of Brazil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), avalia como positiva a geração de negócios e o posicionamento comercial alcançados na feira, de 12 a 14 de novembro, no Shanghai International Expo Center.

Durante os três dias de evento, as seis vinícolas brasileiras presentes (Aurora, Barbara Eliodora, CRS Brands, Nova Aliança, Miolo e Salton) registraram perspectivas de USD 50 mil em negócios imediatos e USD 132 mil projetados para os 12 meses seguintes. Embora os números estejam abaixo, se comparado com o  desempenho da edição anterior, o contexto macroeconômico global torna os resultados especialmente relevantes. Segundo o gerente de promoção para o mercado externo do Consevitis-RS, Rafael Romagna, a manutenção de indicadores positivos na China demonstra resiliência das empresas brasileiras frente a um cenário de instabilidade no comércio internacional de bebidas.

“Atingir resultados positivos é bastante significativo neste momento, considerando as tendências que vão em sentido contrário em algumas categorias alcoólicas, especialmente na China onde o mercado de vinhos vem enfrentando muitos desafios. A ProWine é, hoje, a principal ação de promoção do vinho brasileiro na China, e a constância da presença fortalece nossa imagem e abre novas portas para negócios”, afirma Romagna. Ainda que com tendência de queda, a China permanece como um dos maiores mercados consumidores de vinho do mundo, mesmo após a retração pós-pandemia.

  • O país apresenta crescimento em algumas categorias, como no segmento de vinhos importados premium, impulsionado pelo público jovem urbano e pelo avanço do e-commerce.

O projeto Wines of Brazil tem observado demanda crescente também por produtos não alcoólicos ou de baixo teor alcoólico, tendência alinhada ao suco de uva gaseificado brasileiro, já adaptado para o mercado chinês em garrafas e rótulos específicos. “Há interesse na pluralidade dos nossos produtos, não apenas nos vinhos. O suco de uva integral e o espumante sem álcool são categorias com grande potencial”, destaca Romagna.

Embora o Brasil tenha diversificado sua oferta, o foco da estratégia de internacionalização permanece sobre os espumantes, categoria em que o país acumula reconhecimento crescente em premiações mundiais. A campanha internacional “Enjoy the Fresh side of life” sustenta esse posicionamento, destacando o frescor, a identidade e a modernidade associados à produção nacional. Esse foco contribui para diferenciar o Brasil de competidores tradicionais como França, Chile e Austrália, especialmente em um momento de maior seletividade do consumidor chinês.

  • Feira encerra ciclo de ações internacionais de 2025 com mais de USD 7,8 milhões projetados. A participação na ProWine Shanghai encerrou o calendário de promoção comercial internacional do Wines of Brazil em 2025.
  • No ano, o projeto marcou presença em eventos de alto impacto econômico para a cadeia produtiva, como Wine Paris, ProWein Düsseldorf, Vinexpo America e ProWine São Paulo.

Com essas iniciativas, o Wines of Brazil contabilizou USD 1,57 milhão em negócios imediatos gerados nas feiras, USD 7,80 milhões projetados para os 12 meses seguintes e 55 empresas brasileiras beneficiadas ao longo do ano. Para Romagna, o modelo de atuação do projeto é determinante para a competitividade internacional das vinícolas. “Sem o apoio institucional, o acesso a feiras estratégicas seria praticamente inviável para muitos produtores”, afirma o gerente do Consevitis-RS.

“Nosso papel é abrir oportunidades reais de negociação. O acompanhamento das vendas é feito pelas próprias empresas, que precisam ter estrutura interna para converter esses contatos em exportações efetivas”, conclui o dirigente. Atualmente, o Wines of Brazil reúne 55 vinícolas associadas e inicia 2026 com foco em ampliar a presença em mercados estratégicos e fortalecer o desempenho exportador da cadeia vitivinícola brasileira.