“Não existe um alimento que vai determinar se a pessoa vai ser saudável”

O apresentador do quadro Medida Certa do Fantástico, Marcio Atalla, palestrou na 35ª Expoagas. O tema foi “Sua Vida em Movimento”

Em tempos que a qualidade de vida é um objetivo primordial entre as pessoas, a alimentação vem se tornado um item de bastante preocupação. Mas, para Marcio Atalla, educador físico e apresentador do quadro Medida Certa do Fantástico, da Rede Globo, pensar apenas na comida não basta. Hoje as pessoas estão dando um poder que ela não tem, comem com culpa. Não existe um alimento que vai determinar se a pessoa vai ser saudável, destacou.

Na palestra Sua Vida em Movimento realizada na 35ª Expoagas, na manhã de quarta (24), Atalla citou 4 regras sobre alimentação: comer mais fibras; diminuir a quantidade de sal e açúcar; ingerir menos gordura e consumir mais água durante o dia. É importante consumirmos mais alimentos in natura e menos produtos industrializados, acrescentou.

Um problema para várias gerações

O movimento do corpo é fundamental para se viver com qualidade, 80% da população brasileira não se movimenta o necessário, disse Atalla. Ele lembrou que o ser humano sempre se movimentou por necessidade, fazendo alusão a momentos em que o homem precisava caçar para comer, ou até mais atualmente, não tinha carro, elevador e controle remoto. O palestrante falou que nossa espécie está vivendo no automático e sempre busca poupar energia e citou o impressionante dado: na década de 80, o brasileiro dava em média 10 mil passos por dia, atualmente são apenas 2.200 passos, uma queda de 80%, complementou.

Atalla comentou que essa mudança nos hábitos vem atingindo inclusive as crianças brasileiras, 4 em cada 5 crianças são sedentárias no Brasil. Se nada for feito, as crianças de 5 a 9 anos podem ser a primeira geração a viver menos que seus pais. O educador físico acredita que devemos começar avaliando nossa rotina e analisarmos como é possível incorporar a atividade física no dia a dia: O movimento é a medicina preventiva mais barata que existe. O importante, no início, é a regularidade do exercício e não a sua intensidade, explicou.