Paternidade em evidência

Em evento gratuito – destinado aos profissionais e estudantes das áreas de Direito, Psicologia e Educação – a Elo Psi celebra a passagem do Dia dos Pais, com a presença de Luiz Fernando Oderich, discutindo as questões da paternidade no combate à criminalidade

Para celebrar o Dia dos Pais, a Elo Psi promove, na noite de segunda-feira, 14 de agosto, na sede da OAB, o evento gratuito intitulado Reflexões sobre a Paternidade, com a participação de Luíz Fernando Oderich, da ONG Brasil sem Grades e idealizador do projeto Pai Presente.

Uma das vertentes da ONG é a relação entre a delinquência/marginalidade e a ausência paterna. Este projeto propõe que grande parte dos sujeitos que cometeram crimes não possuem um registro que certifique sua paternidade e daí passam-se a derivar inúmeras questões, desde as mais concretas (legais), até as mais simbólicas (psíquicas), desta ausência paterna, explica Vanessa De Cesero Holuigue, presidente da Elo Psi.
Formado em Direito pela UFRGS, Administração pela UNISINOS e pós-graduado em Marketing pela ESPM, Oderich iniciou suas ações contra as causas da criminalidade levado por uma fatalidade. Quem me pôs nessa luta foi alguém, nunca identificado, que assassinou meu único filho a 15 anos atrás, conta.

Segundo ele, a ONG Brasil Sem Grades procura mudar o olhar da sociedade. As grades que construímos na frente de nossas casas são um modo de tentar conviver com a situação atual. A proposta é enfrentar as verdadeiras causas da criminalidade.

Na noite de segunda-feira a palestra de Oderich vai revisitar a História recente do país interpretando os fatos com outro olhar. O que ocorreu com as famílias? As mulheres mudaram seu comportamento e nós homens, como reagimos diante desse fato? Todos vivemos assustados e preocupados com a criminalidade. A solução consensual é de que o problema será resolvido pela educação. Aumentamos o número de vagas nas universidades, criamos escolas técnicas, facilitamos o acesso à informação, mas os índices de criminalidade não param de subir. Onde reside a contradição? O Brasil tem 517 anos de história. Nunca tivemos uma boa educação, nunca tivemos justiça social, mas éramos um país tão seguro quanto os mais desenvolvidos, antecipa o convidado.

As áreas de Psicologia, Direito e Educação estarão unidas debatendo os diferentes aspectos desta temática. Ao se propor a importância e o valor do pai, não apenas enquanto figura, mas sim enquanto função, acreditamos vincular informações preciosas, geradoras de reflexões capazes de produzir mudanças e, em última instância, salvaguardar crianças de destinos desfavoráveis, complementa Vanessa.

O encontro, que acontece às 19h30, será destinado aos profissionais e estudantes das áreas de Direito, Educação e Psicologia. Será gratuito, mas estamos solicitando a mobilização da comunidade na realização de doações para a ONG Brasil sem Grades, através do site da ONG, finaliza a presidente da Elo Psi.