Invernada Juvenil do Ronda faz bonito em Santa Maria
Grupo conquistou o título de 9ª melhor invernada juvenil do Estado, além da 6ª colocação em coreografias de entrada e saída
Nos dias 4, 5 e 6 de agosto, a invernada juvenil do CTG Ronda Charrua participou da 15ª do Juvenart, que aconteceu em Santa Maria, um evento artístico/tradicionalista realizado pelo CTG Sentinela da Querência em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho, com a Universidade Federal de Santa Maria e com a prefeitura de Santa Maria.
Nesta edição, os farroupilhenses apresentaram coreografias de Renato Cavalheiro, as quais retratavam os costumes, a tradição e as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes poloneses que chegaram ao nosso estado por volta de 1875 no município de Carlos Barbosa, o qual, atualmente, é a maior colônia polonesa do Estado. As coreografias retrataram também, algumas peculiaridades da cultura polonesa, como a chopp, o pierogi (massa cozida, com recheio de requeijão e batata, acompanhado de molho de linguiça, nata e bolas de requeijão), que incorporam sua culinária típica, e a dança mais conhecida dessa etnia, a Mazurka. As coreografias foram premiadas como 6ª melhor coreografia de entrada e 6ª melhor coreografia de saída.
No dia 4, dentre as nove danças tradicionais inscritas, foram sorteadas as três que seriam apresentadas naquela noite (Tatu de Castanholas, Maçanico e Carangueijo), após a apresentação, o Ronda foi classificado para a final no domingo, 6, quando foram sorteadas outras três (Tatu com volta no meio, Anu e Meia Canha). Ao fim, os farroupilhenses conquistaram o título de 9ª melhor invernada juvenil do Estado.
O evento
O Juvenart tem por finalidade a preservação, valorização e divulgação das artes, da tradição e da cultura popular do Rio Grande do Sul, proporcionando aos jovens tradicionalistas a oportunidade de participar de um evento que envolve diferentes entidades, das mais diversas cidades e regiões do estado e do país.
A Invernada
A invernada juvenil do CTG Ronda Charrua, conta hoje com 30 dançarinos, sendo, dezessete prendas (Amanda Oliveira, Ana P. Moreschi, Bruna Tartarotti, Camila Sehaparini, Camila Tramazoli, Danielly Menegat, Eduarda Brummelhaus, Érica Rodrigues, Érika Gengnagel, Júlia Kuns, Lara Gidiel, Luiza Dias, Maisa Flores, Morgana da Silveira, Renata de Faveri, Victória Tusset e Yasmim Silva), e treze peões (Felipe Sosnoski, Gabriel Farias, Guilherme Camargo, Guilherme Moraes, Gustavo Minossi, Jonathan Marques, Julio Vieira, Lucas Benvenutti, Makley Nunes, Pedro Gazzoni, Pedro Sfoggia, Thiago Rebelatto, Victor da Silva). Além dos dançarinos existe uma equipe que sempre acompanha a invernada composta por pais, coordenadores ( Elisete Benvenutti e Alexandra Sosnoski) e patronagem, que tem como representante a patroa Liane Tronco. O grupo conta com responsabilidade técnica dos instrutores Aline e Mateus Dal Magro, os quais à anos dedicam o melhor de si, realizando um excelente trabalho.