Colóquio em Caxias do Sul promove diálogo entre registro civil, notas e Direito das Famílias
.

Na manhã do dia 9 de agosto, das 9h às 11h, o Bloco 58 da Universidade de Caxias do Sul (UCS) sediará o colóquio “Registro, Notas e Família: um café com o IBDFAM”, promovido pelo Núcleo de Caxias do Sul do Instituto Brasileiro de Direito de Família. O encontro busca promover a integração entre profissionais do Direito das Famílias e os delegatários das serventias extrajudiciais, incentivando soluções colaborativas, céleres e seguras para demandas familiares e sucessórias. O delegatário também é conhecido como tabelião ou oficial de registro responsável por conduzir os serviços de cartório, garantindo a segurança jurídica desses atos, conferindo publicidade, autenticidade e fé pública.
O evento contará com a participação de três profissionais reconhecidos na área:
- Loanda Maria Lopes Milan, Tabeliã de Notas e Registradora Civil no Cartório de Criúva – Caxias do Sul, com MBA em Gestão de Serviços Notariais pela FGV e Diretora de Política e Formação Sindical do Sindiregis (Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul).
- David Denner de Lima Braga, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais da 2ª Zona de Caxias do Sul, professor Doutor (pela Unisinos) e referência no estudo da função social do registro civil.
- Joana Malheiros, Registradora Civil e de Títulos e Documentos em Soledade, mestre pela Uninter, integrante de diversas comissões do IBDFAMRS, incluindo Bioética, Direito Notarial e Registral e Relações Acadêmicas.
O Colóquio é uma realização do Núcleo de Caxias do Sul do IBDFAMRS, presidido pela advogada Bartira Merlin, com apoio da Universidade de Caxias do Sul (UCS), representada pela professora e doutora Raquel Duarte, coordenadora do Curso de Direito da UCS. A organização do evento também está a cargo das diretoras do Núcleo, Bruna Milan, Elaine Pacheco e Tatiana Fortes, que vêm promovendo ações de aproximação entre o Direito das Famílias e os serviços extrajudiciais, sempre com foco na qualificação e valorização da atuação interdisciplinar.
- Haverá um café da manhã especial, promovendo o ambiente acolhedor para troca de experiências e networking entre os profissionais.
- O evento confere certificação de 2 horas-aula. As inscrições devem ser feitas pelo Sympla, com valores simbólicos: R$ 30,00 para associados e estudantes e R$ 40,00 para o público em geral – com o café incluso.
