45 anos da Eletrofar: tradição e energia que conectam gerações

Algumas histórias de empresas são escritas em família — a de sangue, que dá origem ao negócio, e a que se forma com funcionários, clientes, fornecedores e parceiros. Afinal, atravessar os anos é também uma questão de confiança

Claudia Iembo
claudia@ofarroupilha.com.br

Quando um homem e uma mulher se juntam no mesmo sonho, redobram as chances de realização. Cladir e Maria lançaram-se a um empreendimento, em 1980, sem experiência alguma no comércio de materiais elétricos. Ambos concordam que o maior desafio foi aprender. Aprenderam e foram além: constatam a família envolvida e dando continuidade ao que idealizaram há 45 anos. Êxito na desejada sucessão familiar. Esta é a Eletrofar! Dia 8 de setembro a empresa – que é muito mais que uma loja – completou 45 anos, iniciados na Rua Júlio de Castilhos, 1166. O tempo trouxe a mudança de endereço: para a Rua 13 de Maio, onde ficou por vários anos, e para a sede própria, em 1992, à rua Pinheiro Machado, 585, onde está hoje.

A
energia
nos
conecta

“Dificilmente uma loja saída do zero conseguiria sobreviver hoje. Fomos buscar conhecimento para fazer a empresa prosperar: como não entendíamos nada de componentes elétricos, fomos estudar Eletrotécnica na escola de Portão, onde nos formamos e passamos a ter condições de atender com qualidade os clientes. Aí decolamos”, diz Cladir Bono, com sua usual expressão no plural.

Decolaram tanto que chegaram a ter filiais fora de Farroupilha. Hoje, a Eletrofar atua no ramo de materiais elétricos para o segmento residencial, comercial e industrial, geração de energia solar, e especialmente na gestão de energia elétrica para consumidores no mercado livre e prestação de serviços de forma terceirizada.

Os filhos: Evandro, Fernanda e Amanda, assim como a nora Daiane, estão inseridos na Eletrofar, cada um com seu papel. O único neto, Lucas, 13 anos, filho de Evandro e Daiane, por enquanto foca no futebol.
“A Eletrofar foi um sonho que tivemos e hoje estamos realizados, com a família continuando nosso trabalho”, diz, com sorrisos, Maria Colussi Bono, a matriarca e sócia.

45 anos de uma empresa que sabe investir no que for preciso para se inovar constantemente, sempre honrando o compromisso de ser referência em materiais elétricos e soluções técnicas em Farroupilha e em toda a região. Tudo isso graças aos funcionários, clientes, fornecedores e parceiros. Eletrofar está no rumo dos próximos 45 anos, “com a mesma energia do primeiro dia!”.

Cladir e Maria cresceram juntos a sua Eletrofar e conseguiram um feito: envolver a família na paixão
Aquisição da sede própria em 1992, quando o prédio era da malharia Paloma
O mesmo prédio hoje, 33 anos depois
Cladir Bono, há 45 anos, na loja da Júlio de Castilhos, com o presente do pai Elias Bono: a batata doce de 5,5 quilos, colhida na propriedade da família
O início da Eletrofar contou com a força de vontade de Cladir Bono
Dona Maria, sócia e esposa, sempre trabalhando junto ao marido
Eletrofar está em festa!
A empresa embala a história de vida de três gerações: Cladir, Evandro e Lucas

Cada profissional no lugar

Com uma equipe de oito pessoas, além do casal, cada um exerce sua função. Destacamos aqui a família
e Carlos Alberto Dalpizol, cunhado de Bono e também funcionário mais antigo com 31 anos de Eletrofar

Evandro
Cesar Bono
Atendimento na loja

“Vim para a Eletrofar aos nove anos de idade. Fazia serviço de banco e vivenciei os altos e baixos da empresa nestes anos todos. Abrimos filiais, fechamos filiais, chegamos a ter mais de 40 funcionários. Fazíamos o que a RGE faz hoje, trabalhamos com engenheiros que mediam redes, com subestações de energia, projetos de energia solar, enfim, sempre fomos muito mais que uma loja. Hoje temos a gestão de energia e continuamos prestando serviços com mão-de-obra especializada para empresas da construção civil. Temos clientes desde que a loja foi aberta e isso para nós é confiança”.

Fernanda
Bono
Administrativo

“Estou há 25 anos na Eletrofar e este tempo todo foi de muito trabalho, dedicação, persistência e muito foco para não desanimar diante dos altos e baixos, comuns a todas as empresas. Sempre trabalhamos para resolver os problemas dos clientes porque quando damos a solução, eles se lembram e voltam. Não vendemos simplesmente por vender. Mantemos a parceria também com os fornecedores e desta forma, vamos criando vínculos. Ainda conto com a ajuda da irmã Amanda, que atualiza preços no sistema, faz lançamento de caixa, entrada de nota. Como ela é psicóloga, vem à empresa em determinados dias da semana”.

Daiane
Campeol Bono
Gestão de energia elétrica

“Buscamos economia para o cliente, que são as grandes empresas, comprando energia direto do mercado livre e fazendo a gestão desta energia elétrica. Analisamos o consumo, fazemos o controle e cuidamos para que tudo saia da melhor forma para o cliente que confia em nosso trabalho. É um nicho muito importante de atuação da Eletrofar, de muita responsabilidade e o bom é que podemos fazer esta gestão de qualquer lugar em que estivermos, o que facilita muito. Temos muitos clientes neste segmento da gestão de energia e eles vieram por indicação e pela confiança no nosso trabalho”.

Amanda
Bono
Administrativo

Nasci e me criei dentro da Eletrofar. Cresci acompanhando de perto a dedicação e o esforço da minha família, e foi nesse ambiente que aprendi valores que carrego comigo até hoje: respeito, responsabilidade, união e trabalho com amor. A Eletrofar não é apenas uma empresa, é parte da minha história. Tenho muito orgulho de poder acompanhar todo esse crescimento de perto e neste ano comemorar os seus 45 anos de história, de um legado construído com tanta dedicação e carinho.

Carlos Dalpizol
Funcionário mais
antigo da Eletrofar

“Eu tinha 23 anos quando cheguei à empresa. 31 anos se passaram e eu construí minha vida, minha família trabalhando na Eletrofar. Toda sabedoria e experiência que tenho foram adquiridas na loja, onde fiz muitos amigos. Vamos adiante e enquanto eu tiver saúde quero continuar na Eletrofar”.

Um empresário atuante

Além de ser diretor presidente da Eletrofar, Cladir Bono encontra tempo para atuar nas demandas comunitárias. Foi presidente da CDL no início dos anos 2000 e atualmente é o presidente do Sindilojas para o exercício 2022/2025, cargo que exerceu também entre 2010 e final de 2017. Bono também foi diretor e agora é vice-presidente estadual da Fecomércio. “Participar das entidades sempre foi um fator que abre os horizontes, muitas amizades são feitas dentro delas”, acrescenta o empresário nascido na Linha Jacinto.

Neste registro do aniversário da Eletrofar, a síntese do progresso alcançado: “Éramos vendedor de materiais agrícolas até que Elói Paesi nos sugeriu entrar no ramo elétrico, dizendo que havia muita demanda e pouca oferta. Sem sabermos nada, nos arriscamos e fomos aprender. Começamos do zero, evoluímos oferecendo sempre os melhores produtos e serviços aos clientes e lá se foram 45 anos!”, diz orgulhoso e tranquilo por saber que a continuidade de toda dedicação – dele e da esposa Maria – está em boas mãos.