Centro Empresarial Adelino Colombo é a nova sede da CICS

A casa que foi do empresário Adelino Colombo, presidente fundador da Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócios de Farroupilha, é inaugurada como sede da entidade

Claudia Iembo
claudia@ofarroupilha.com.br

Na chuvosa noite de terça-feira, 30 de setembro, a casa do empresário Adelino Colombo, foi oficialmente inaugurada como a nova sede da Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócios de Farroupilha – CICS. Uma ocasião histórica que reuniu autoridades, empresários, associações, sindicatos, federações, além de coordenadores dos núcleos setoriais e ex-presidentes da própria entidade.

Há 39 anos, o empresário Adelino Colombo uniu lideranças locais para fundar a CICS Farroupilha. Foi dele a inspiração de que o associativismo é o caminho para o fortalecimento dos empreendedores e para o desenvolvimento de uma cidade. No protocolo que abriu a noite, executado pelo ex-prefeito Fabiano Feltrin, palavras de reconhecimento ao homem que “deixou um legado de cooperação, ética e união que se transformou em base sólida para a entidade”.

A casa agora é o Centro Empresarial Adelino Colombo. Um nome que sempre esteve ligado à história da CICS e também a de Adelino Colombo é do Dr. Renato Bellaver. Em 1986, ele era líder do governo de Wilson Cignachi na Câmara de Vereadores e foi ele quem iniciou as conversas com senhor Colombo para a fundação da entidade.

“Acompanho a CICS desde sua fundação e naquele tempo fizemos a mediação entre o prefeito Cignachi e os empresários para que a entidade nascesse. Sempre tive alguma participação na CICS e ela faz parte da minha vida, muito ligada à minha história. Hoje, com a instalação nesta casa, onde convivi por muitos anos com o senhor Colombo, as boas lembranças voltam e eu sinto uma grande satisfação com isso. Tenho certeza que o senhor Colombo, onde estiver, estará feliz com a destinação de sua propriedade”, afirma Bellaver.

As filhas do empresário, Karin e Gissela, e também o neto, Guilherme Prezzi Colombo, descerraram o memorial de Adelino, ao lado do Presidente do Conselho Executivo Vinicius Pessin e do Presidente eleito Rafael Gustavo Portolan Colloda.

As palavras
de Karin

“Em nome da nossa família, é uma honra receber cada um de vocês nesta noite tão especial para a inauguração do Centro Empresarial Adelino Colombo, aqui na casa onde meus pais viveram por tantos anos. Meu pai, Adelino Colombo, sempre acreditou na força do trabalho, do empreendedorismo e sobretudo na união da comunidade de Farroupilha.

Ele dedicou sua vida ao comércio e, com seu empenho, ajudou a construir, inovar e contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade. Para ele, a CICS sempre foi mais que uma instituição: era um espaço de diálogo, cooperação e oportunidade para todos. Por isso, ver hoje a CICS crescer, se renovar e, ao mesmo tempo, manter viva essa história, é motivo de profunda alegria e gratidão para nós.

Esta homenagem celebra não apenas o nome do meu pai, mas também o espírito empreendedor e coletivo que ele tanto valorizava e que servirá de inspiração nas apresentações, palestras, estudos e trabalhos que serão aqui realizados.

Nossa família agradece de coração à CICS e a todos que idealizaram e realizaram essa homenagem muito especial. Tenho certeza de que ele estaria muito emocionado com este momento. Sejam todos muito bem-vindos a essa casa, que a partir de hoje também será um lar para ideias, projetos e para o futuro de Farroupilha”.

Karin Susy Colombo Tedesco: “Para meu pai, a CICS sempre foi um espaço de diálogo, cooperação e oportunidade para todos”
Karin, Gissela (filhas de Adelino Colombo), Guilherme Prezzi Colombo (neto), Pessin e Colloda no descerramento do memorial do empresário
Padre Gilmar Marchesini deu a benção à nova sede da CICS

Mais palavras

Discursaram também Daniel Bampi, Presidente do Conselho Administrativo, Vinicius Pessin, Presidente e o Prefeito de Farroupilha Jonas Tomazini. Para Pessin, atual presidente da entidade, o Centro Empresarial Adelino Colombo serve de inspiração. “Esta é a casa do empreendedor, com alinhamento aos poderes públicos, na busca pelo bem comum enquanto cidadãos e para inspirar líderes e profissionais de todas as áreas. Este local serve para concretizar as ideias de cada um de vocês, concretizar suas conquistas. Aqui, a história da CICS ganha novos capítulos”.

Daniel Bampi enfatizou que a união de empreendedores tem um objetivo claro. “Todos nós aqui cumprimos um papel importante, todas as pessoas sempre contribuíram para o desenvolvimento porque a gente só quer uma coisa: o melhor para todos! Cada um fazendo um pouco, doando um pouco do seu tempo por um período”, disse.

As palavras que encerraram a noite, antes do coquetel servido aos convidados, foram do prefeito Jonas Tomazini. “Só projeta o futuro quem valoriza quem veio antes de nós, e quem trabalhou antes de nós. Para chegarmos aqui hoje, muitas mãos trabalharam, muito suor escorreu do rosto, muitas noites mal dormidas de diversas pessoas nos trouxeram a esta conquista que celebramos hoje. Este espaço foi de muitas alegrias e conquistas para a família do senhor Adelino Colombo e agora será da coletividade aqui do nosso município, com a oportunidade de termos ainda mais conexões, que certamente trarão ainda mais crescimento para as pessoas, para a entidade e para o nosso município”.

As raízes e os horizontes da CICS Farroupilha
A “Casa dos empresários de Farroupilha” tem história sólida e futuro promissor

Em 2026, a Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócios de Farroupilha – CICS – vai completar 40 anos. Iniciamos citando o futuro porque ele começou a ser desenhado lá atrás, em 1986, quando a cidade já despontava como um polo empreendedor, com o comércio progredindo e a indústria que se consolidava. Foi naquele ano que nasceu a entidade que daria voz ao setor produtivo, contribuindo para que o nome de Farroupilha fosse projetado além de suas fronteiras

Quem ocupava a prefeitura do município no momento da fundação da CICS era Wilson João Cignachi, prefeito no período de 1983 a 1988, e sua administração foi decisiva para criar as condições políticas, administrativas e de suporte para que associações empresariais, exatamente como a CICS, pudessem surgir.

A Fundação da Cics aconteceu a partir da fusão de duas entidades, o Centro Industrial Fabril e a Associação Comercial, unindo esforços do empresariado local em torno de uma representação única e forte.

Os fatos registrados em diversos meios de comunicação, incluindo atas da Câmara de Vereadores de Farroupilha, contam que Cignachi foi o prefeito que interagiu com os empresários, capitaneados por Adelino Colombo, para dar forma institucional à CICS.

Wilson Cignachi, prefeito em exercício na fundação da entidade em 1986

O diretor da Grendene, Gelson Rostirolla, foi vice-presidente da Indústria nas primeiras gestões da CICS. Nas fotos com Eduardo Colombo (neto de Adelino e atual presidente da Colombo), Antonio Rufatto, segundo presidente da CICS e Renato Bellaver, ex-presidente da entidade e do conselho deliberativo

Colombo

Adelino Raymundo Colombo uniu lideranças locais para fundar a CICS Farroupilha. Foi dele a inspiração de que o associativismo é o caminho para o fortalecimento dos empreendedores e para o desenvolvimento de uma cidade.

Ele foi o primeiro a assumir a presidência, no biênio 1987-1988. Visionário e já então reconhecido por sua trajetória à frente da Lojas Colombo, Adelino deu à CICS prestígio e direção. Sua gestão lançou bases para que a entidade se tornasse um espaço de representatividade e de integração entre os diferentes setores.

Não por acaso, quase quatro décadas depois, o nome de Adelino ecoa com força: a antiga residência do empresário foi oficialmente inaugurada, neste dia 30 de setembro, exatamente no aniversário de 39 anos da CICS Farroupilha, como a nova sede da CICS, pensada para oferecer conforto, acolhimento e modernidade, para que cada associado se sinta pertencente, valorizado e parte de uma grande rede de empreendedores que acreditam no poder do associativismo.

O atual presidente da Lojas Colombo, Carlos Eduardo Colombo, faz parte do Conselho Deliberativo da entidade e atuará como Vice-Presidente do Comércio na Diretoria de 2026 a 2029.

Presidentes

Outros nomes importantes da sociedade farroupilhense deram sequência à consolidação da entidade, após a gestão de Adelino Colombo

  • Antônio Luiz Rufatto (1989-1990)
  • Adelino Miotti (1991-1992)
  • Aluysio Neumann (1993- 1994)
  • Valter Bianchi (1995- 1996)
  • Nilton Luiz Bozzetti (1997-1998)
  • Renato João Bellaver (1999-2000)
  • Renato João Bellaver (2001 – 2002)
  • Marcus Mostardeiro (2003-2004)
  • Cenair Gomes da Silva (2005-2007)
  • Nádia Emer Grasselli (2008-2010)
  • Gervásio Silvestrin (2011-2013)
  • Carlos Alberto Paesi (2014 -2016)

conduziram gestões que ampliaram a representatividade da CICS, cada qual imprimindo sua marca em tempos de mudanças econômicas no país.

Mais recentemente, nomes como

  • Daniel Bampi (2017-2019)
  • José Carlos Trujillo (2020- 2022)
  • Vinícius Pessin, presidente desde 2023

deram continuidade ao processo de modernização.

Todos os nomes que passaram pela presidência da CICS Farroupilha contribuíram para que a entidade crescesse em estrutura e relevância, expandindo seus núcleos setoriais e se tornando referência no apoio ao empreendedor local.

Ao longo de quase quatro décadas, a CICS Farroupilha esteve presente em momentos decisivos para a comunidade: na vinda da primeira universidade para a cidade, na implantação de escolas técnicas como a escola técnica e o Senai, no resgate do Hospital São Carlos, na criação do Mocovi, na vinda da Junta Comercial para o município entre tantas outras conquistas. Sempre com um único objetivo: gerar oportunidades, apoiar o desenvolvimento e dar voz aos empresários locais.

Futuro

Agora, em janeiro de 2026, uma nova diretoria assume a condução da CICS Farroupilha. O advogado Rafael Gustavo Portolan Colloda será o novo presidente (veja quadro com nomes da diretoria, núcleos e comitês).
Mais do que uma troca de nomes, o momento simboliza a renovação de compromissos com a cidade e com seus empreendedores.

O desafio continua sendo grande: fortalecer a inovação, manter a proximidade com os associados e dialogar com o poder público em meio a um cenário econômico desafiador e cada vez mais competitivo.

A inauguração da nova sede, na casa de Adelino Colombo, vem coroar essa fase. Passado, presente e futuro de mãos dadas, pelo emprenho daqueles que acreditaram no associativismo e pela continuidade de quem está e breve estará à frente de projetos que desenharão os próximos anos.

Atuais e futuros membros da diretoria da entidade, que entra em nova fase com a atual sede

Rafael Colloda à frente dos profissionais que assumem a gestão em janeiro de 2026

Núcleos e Comitês da CICS Farroupilha

A CICS possui vários núcleos setoriais — cada um voltado a um segmento de negócio ou interesse específico — que promovem capacitação, representatividade, inovação, articulação e troca de experiências entre os membros.

  • Núcleo de Jovens Empresários (NJE) – Forma novas lideranças, promove inovação e capacitação com workshops, mentorias e visitas técnicas.
  • Núcleo da Mulher Empreendedora (NME) – Fortalece o protagonismo feminino nos negócios, com ações de networking, capacitação e responsabilidade social.
  • Núcleo de Desenvolvimento Empresarial (NDE) –
  • Integra empresários de diferentes segmentos, estimulando melhorias em gestão, inovação e parcerias.
  • Núcleo Imobiliário – Apoia imobiliárias, corretores e construtoras, promovendo modernização, capacitação e feiras de negócios.
  • Núcleo do Artesanato – Valoriza artesãos locais, oferecendo cursos, eventos e apoio para ampliar mercado e reconhecimento cultural.
  • Núcleo de Turismo – Atua na promoção do turismo local e regional, fortalecendo roteiros, atrativos e parcerias estratégicas.
  • Núcleo de Recursos Humanos (RH) – Conecta profissionais e empresas para aprimorar práticas de gestão de pessoas e políticas de RH.

Comitês

  • Financeiro: orienta os associados da entidade em assuntos relacionados a finanças e gestão empresarial.
  • COPEMI: Cooperativa dos Pequenos Empreendedores de Microempresas Individuais que oferece aos microempresários associados a oportunidade de participar de compras coletivas, negociações de preços, aquisição de produtos e serviços com descontos especiais, além de acesso a cursos e eventos exclusivos.
  • Energia Elétrica: auxiliar as empresas associadas na busca por soluções em eficiência energética, redução de custos e melhorias na gestão de energia elétrica.
  • Inovafar: é uma incubadora de empresas que oferece suporte para empreendedores e startups locais, oferecendo serviços como consultoria em gestão de negócios, suporte na elaboração de planos de negócios, acesso a redes de contatos e mentoria.

A Felicidade Mora Aqui

* Fabiano Feltrin

Slogan das Lojas Colombo dos anos 90 e que se confunde com Farroupilha, sua terra natal. De fato, o empresário referência para Farroupilha, já que Sr Adelino Colombo nasceu aqui e escolheu ficar sua vida inteira. Um legado de trabalho, de vida pela coletividade e de ter em sua familia, a base de tudo.

No ano passado iniciamos as tratativas para que a sede da CICS fosse na casa do Seu Adelino, que foi o primeiro presidente da entidade, em Farroupilha. Precisamos enaltecer a compreensão da família, dando a devida importância do Centro Empresarial Adelino Colombo. Em nenhum momento deixaram de apoiar a idéia, inclusive auxiliando financeiramente e nos passos para esta realização.

O início destas tratativas iniciaram no ano passado. Percorremos a classe empresarial, para ganharmos apoio para que pudéssemos, depois de quase 4 décadas, termos uma sede que pudesse representar, defender e promover o desenvolvimento sustentável das empresas e do município, buscando a melhoria da qualidade de vida da população através de ações, eventos, cursos e capacitações que fortaleçam o setor empresarial e estimulem o empreendedorismo e a inovação na região.

Em fevereiro deste ano, anunciamos que a CICS levaria sua sede, para a icônica casa do maior empresário do município de todos os tempos. Precisamos agradecer as famílias que contribuíram financeiramente, para conseguirmos realizar este sonho:

  • Alcides Feltrin & familia
  • Alexandre Grendene Bartelle & família
  • Família Anselmi
  • Família Alexandrini
  • Familia Colombo
  • Fabiano e Giancarlo Feltrin
  • Mario Tonin & familia
  • Pedro Grendene Bartelle & família
  • Sedenir Bampi & família
  • Sicredi Serrana
  • Tecnova

Falar de Adelino Colombo é contar uma história linda, cativante, emocionante, instigante e sempre muito inspiradora. E é exatamente assim que vamos honrar seu legado, com empenho e dedicação. A toda comunidade de Farroupilha, nosso muito obrigado.

*Empresário Fabiano Feltrin, Presidente Feltrin Group,
diretor de captação de recursos da CICS